Como fazer para os clientes pagarem em dia?

No Comments

​Eu estava lendo um post em um grupo que participo no Facebook com uma dúvida bem interessante: Como fazer para os clientes pagarem em dia? 

Primeiro comecei escrevendo apenas um comentário na publicação mas depois percebi que, conforme escrevia, o assunto merecia mais atenção.

Afinal, como fazer para os clientes pagarem em dia?

 

Seguem algumas sugestões, algumas que inclusive utilizamos aqui na WE.

Contrato

Isto é o básico (já sabe disto, não é?) mas por vezes, na empolgação de termos um novo cliente, partimos logo para a ação e deixamos de lado a parte burocrática. Para facilitar tenha um contrato padrão em que você só troque os dados do cliente, serviços e vencimento. Para não ficar dúvidas: nunca comece a trabalhar sem um contrato.

Cobrança

Existem diversas maneiras de fazer a cobrança de um serviço prestado, mas nosso foco hoje é em “Como fazer para para os clientes pagarem em dia”.

Qual a melhor opção para receber os pagamentos em dia?

A melhor maneira de não ter pagamentos atrasados é recebe através de cobrança recorrente por cartão de crédito. Eu indico o PayPal para fazer isto. A taxa é em torno de 5% e sua dor de cabeça é de 0% porque o valor é automaticamente descontado do cartão de crédito do cliente todos os meses e você fica com o dinheiro disponível em até 24h.

E se meu cliente não tiver cartão de crédito?

Bom, ele ou ela está te enganando. Você conhece algum empresário ou profissional liberal que não tenha cartão de crédito? Talvez ele não queira pagar com cartão de crédito, aí tudo bem mas falar que “não tem” é no mínimo estranho.
Se seu cliente não tiver ou não quiser pagar por cartão de crédito use boleto.

Cobrança por Boleto

Não recomendo usar boleto de integradores como PagSeguro, MoIP ou Mercado Pago isto por alguns motivos:
  • você pagará uma taxa em porcentagem ao invés de um taxa fixa se negociar direto com o banco;
  • além de no banco você pagar uma taxa fixa por boleto é certeza que o dinheiro estará em sua conta entre 1 e 2 dias úteis após o pagamento.

Quanto custa emitir um boleto pelo banco?

Varia muito, de banco para banco, mas só para você ter uma ideia pode ficar entre R$2,00 e R$7,00. Quanto maior volume de boletos você emitir, mais barato fica.

Como contratar a emissão de boletos?

Provavelmente você terá que conversar com seu gerente. Muitos bancos estão um pouco mais rigorosos para liberarem a emissão de boletos (a exemplo da Caixa Econômica e Banco do Brasil). Se você também não gosta de perder tempo em bancos, não se desespere. Você terá que fazer isto apenas uma vez! Vale o sacrifício. E claro, você pode ainda dar a sorte de resolver tudo online.

Novas regras para emissão de boletos

As regras do boleto mudaram recentemente e hoje em dia só podemos usar boletos registrados (leia mais sobre isto aqui). A vantagem do boleto registrado é que você consegue enviar para SPC/SERASA e protestar o mau pagador.

Qual a pior opção para receber pagamentos em dia?

Pagamentos por depósito são a pior opção para se receber em dia além de demonstrarem pouco profissionalismo da sua parte. Sério, o cliente deve até achar chato “E aí, já depositou?”.

Dica de Ouro para receber pagamentos em dia

Cobre adiantado. Isto funciona bastante e aqui normalmente fazemos da seguinte maneira:

 

E aí, o que achou deste post?

Escrevi este post rápido mas com o objetivo de ajudar. Se você quiser colaborar com qualquer dica, fique a vontade! 🙂

Uma agência de marketing digital com serviços completos. Tudo que você precisa para desenvolver seu negócio online.

    Sobre a gente e este blog

    Somos uma agência de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes a alcançar grandes resultados em suas áreas de atuação.

    Faça um orçamento gratuito

    Oferecemos serviços de marketing digital completos para ajudar a desenvolver seu negócio na internet.

    Receba dicas de Marketing Digital!

    Campos marcados com um * são obrigatórios

    Mais do nosso blog

    Ver todos os posts
    No Comments

      All Website Tags

      content flat Marketing Digital para Angiologistas Marketing Digital para Arquitetos Marketing Digital para Assistente Sociais Marketing Digital para Biomédicos Marketing Digital para Cardiologistas Marketing Digital para Cirurgiões Vasculares Marketing Digital para Clínicos Gerais Marketing Digital para Contadores e Contabilistas Marketing Digital para Corretores de Imóveis Marketing Digital para Corretores de Seguros Marketing Digital para Dentistas Marketing Digital para Dermatologistas Marketing Digital para Economistas Marketing Digital para Enfermeiros Marketing Digital para Engenheiros Marketing Digital para Farmacêuticos Marketing Digital para Fisioterapeutas Marketing Digital para Fonoaudiólogos Marketing Digital para Geógrafos Marketing Digital para Geólogos Marketing Digital para Guias de Turismo Marketing Digital para Jornalistas Marketing Digital para Leiloeiros Marketing Digital para Massagistas marketing digital para médicos Marketing Digital para Músicos Marketing Digital para Neurocirurgiões Marketing Digital para Neurologistas Marketing Digital para Nutricionistas Marketing Digital para Oftalmologistas Marketing Digital para Pediatras Marketing Digital para Professores Marketing Digital para Psicólogos Marketing Digital para Psiquiatras Marketing Digital para Publicitários Marketing Digital para Químicos Marketing Digital para Representantes Comerciais Marketing Digital para Reumatologistas Marketing Digital para Sociólogos Marketing Digital para Traumatologistas Marketing Digital para Urologistas Registro de domínios seo strategy
       

      Deixe um comentário

      Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.