Marketing digital: como mensurar os resultados além dos likes

O marketing digital já impactou e revolucionou os hábitos e comportamentos de milhares de empresas ao redor do mundo.

Hoje em dia, criar estratégias personalizadas, segmentar campanhas e atrair clientes se tornou muito mais otimizado, do que quando o marketing digital off line era o meio meio disponível para isso.

Nos meios online, a grande vantagem é que praticamente tudo pode ser identificado, analisado e monitorado por meio de métricas.

E é justamente fator que fazem as empresas escolham estratégias de marketing digital com mais precisão e saibam se elas realmente irão gerar um ROI (retorno sobre investimento) eficiente.

Se você tem uma empresa de alarme residencial, por exemplo, e realiza vendas pela internet, são diversas as informações que podem ser quantificadas e analisadas, para que você realize estratégias realmente eficazes.

No entanto, para mensurar os resultados, é importante que o gestor tenha cuidado e atenção aos números e detalhes de uma informação.

E para que essa análise seja feita da melhor forma, nós vamos falar abaixo sobre algumas dicas de métricas que precisam ser gerenciadas. Saiba mais sobre isso abaixo:

1. Leads gerados

Os leads se tratam de potenciais clientes que possuem interesse nos produtos e serviços que a sua empresa oferece.

Quando sua empresa consegue o contato de algum lead por meio de alguma estratégia de marketing digital, é essencial analisar e considerar todos os detalhes dessa conversão.

Por exemplo: caso sua empresa tenha criado uma landing page para oferecer descontos em instalação câmera de segurança, por exemplo, ela pode considerar os leads que foram gerados e, se a estratégia se mostrar eficiente, permanecer com a estratégia.

2. Conversões do funil de vendas

O funil de vendas também é uma excelente alternativa para medir os resultados das campanhas. Basicamente, o funil de vendas se divide em três etapas:

  • Topo: leads que acabaram de conhecer a empresa, mas ainda percebeu uma necessidade de compra com a mesa;
  • Meio: aqui estão os leads que acabaram de perceber a necessidade de comprar produtos ou serviços do seu segmento, no entanto, ainda não tomou a decisão de compra;
  • Fundo: leads que já estão decididos a comprar o produto ou serviços, e comparam as empresas mais adequadas.

Quando um lead passa do topo até o fundo do funil, é essencial que o gestor saiba e faça análises do motivo da mudança. Essa é uma técnica para analisar as estratégias aplicadas em cada uma das partes do funil de vendas.

3. Redes sociais

Enquanto para muitas pessoas as redes sociais são plataformas feitas para compartilhar informações, se relacionar e interagir, para as empresas, elas se constituem em ferramentas poderosas de métricas e análises de resultados.

Muita das redes sociais possuem mecanismos próprios para que uma empresa saiba se determinada estratégia está sendo eficiente.

Algumas empresas que estabelecem estratégias de marketing digital apenas observam o número de likes e curtidas que receberam dos seus post.

No entanto, para que a mensuração de resultados seja eficiente, é importante que todos os mecanismos sejam analisados.

Se você vende placas de sinalização, por exemplo, verifique até mesmo as métricas disponíveis nos canais específicos de mensuração. Dessa forma, é possível ter estratégias precisas e se destacar!

Agora que você já sabe como é possível ter uma mensuração dos resultados eficientes em suas estratégias de marketing digital, o que acha de aplicar alguma dessas ideias em seu negócio? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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