4 metodologias ágeis para adotar na sua empresa

Metodologias ágeis
Metodologias ágeis

As mudanças implementadas nos ambientes corporativos estão se provando mais eficientes quando os métodos empresariais são aplicados e ajudam em estratégias específicas de cada setor. Ou nem isso, pois a ideia é eliminar a setorização.

A organização de diferentes etapas de produção passaram a receber alterações com o crescimento do manifesto ágil, em que diferentes metodologias passaram a ser aplicadas de forma eficiente dentro de empresas, organizações, instituições e corporações a fim de acelerar os fluxos e torná-los mais eficientes.

Para se adaptar aos tempos modernos que se mostram mais dinâmicos e versáteis, principalmente devido ao desenvolvimento tecnológico aparente, as empresas passaram a lidar melhor com:

  • Controle de custos;
  • Equipes internas;
  • Fornecedores e parcerias comerciais;
  • Gestão de projetos;
  • Prazos. 

Sendo assim, a aplicação de métodos ágeis passou a ser um requisito quanto às metas e objetivos propostos, buscando a melhoria da qualidade dos produtos e serviços, assim como maior eficiência dentro do ambiente de trabalho. 

Novas estratégias com uso de metodologias ágeis

O uso de metodologias ágeis em uma empresa tem como principal objetivo empregar mais agilidade aos processos que fazem parte do desenvolvimento de projetos, sejam eles em estágio de avaliação, ou mesmo aqueles que já estão em andamento. 

Para a equipe responsável pela gestão, a ideia é identificar as etapas que estão em ordem, bem organizadas, e melhorar o que precisa de correções pontuais. 

Assim fica mais fácil alinhar os resultados conformem as expectativas, anseios e desejos dos clientes. Tudo de forma prática, com um prazo definido e aceitável, evitando qualquer problema para as equipes internas. 

Entre alguns pontos que merecem destaque sobre as metodologias ágeis, é preciso verificar qual a possibilidade de aplicação de processos adaptáveis e que propõem mais dinamismo, mesmo com equipes menores, porém com maior foco colaborativo. 

Um dos principais pontos está em reduzir ao máximo qualquer ruído verificável na comunicação, a fim de garantir que todos estejam em uma mesma sintonia. 

Vale destacar que, ao menos nas empresas que trabalham no setor de tecnologia, as metodologias ágeis devem fazer parte da estrutura organizacional, como forma de estímulo para se alcançar resultados satisfatórios. 

A partir do século XXI as empresas passaram a adotar as metodologias ágeis para buscar uma solução mais eficiente sobre os processos produtivos e as formas de trabalho aplicadas em diferentes ambientes de trabalho. 

Dessa forma, é preciso identificar quais os pilares estratégicos que podem estar presentes em um ambiente hospitalar, uma instituição de ensino, uma planta fabril, e assim por diante. 

Cada espaço possui características que moldam como a metodologia ágil pode ser aplicada, e qual o modelo mais indicado para cada situação.

Base sobre 4 pilares estratégicos

As metodologias ágeis partem de quatro princípios que demandam estratégias prioritárias, também conhecidos como os 4 pilares estratégicos. 

  1. Foco na comunicação generalizada

A interação entre os setores foi uma das primeiras barreiras a serem derrubadas quando as metodologias ágeis começaram a tomar forma dentro das empresas.

Com isso, a comunicação passou a ser um centralizador para que as colaborações pudessem ser devidamente aplicadas, mantendo uma interação mais próxima entre os interlocutores. 

Dessa forma, quando se discute o valor de Kits personalizados para empresas que será disponibilizado ao mercado consumidor, os custos são mensurados visando todas as etapas de produção.

Desde a matéria-prima utilizada, a tecnologia aplicada na linha de produção, o setor de vendas e marketing, até a necessidade de logística e distribuição, todos os aspectos devem ser contabilizados no valor agregado dos produtos, de alguma forma.

Isso promove a atenção de cada colaborador, inclusive de fornecedores e parceiros comerciais que estão envolvidos no processo de distribuição dos produtos. 

  1. Menos burocracia e mais funcionalidade

O segundo pilar trata da diminuição da burocracia, empregando mais agilidade e funcionalidade no dia a dia e tornando tudo mais prático e produtivo. 

A ideia estabelecida sobre esse pilar é diminuir o acúmulo de documentos que, muitas vezes, nem fazem mais sentido, tamanha a praticidade que a própria tecnologia oferece para os setores produtivos. 

Mesmo em um aspecto B2B (Business To Business), em que uma empresa precisa contratar outra para fazer serviços pontuais, como uma Dedetizadora recreio rj para lojas, todo o processo burocrático deve ser reduzido ao máximo. 

A necessidade de documentos e aprovações por diferentes setores pode ficar concentrada junto à equipe financeira, que prevê um teto de gastos e utiliza a verba de maneira adequada na padronização adotada pela empresa.

  1. Alinhamento de ideias e expectativas

Esse pilar torna a colocar todos os setores em um mesmo patamar, mesmo que seja necessário, em pontos específicos, o direcionamento de uma liderança ou uma gestão significativa. 

Assim, fica mais fácil propor um alinhamento de ideias para quais os objetivos traçados, da mesma forma que as metas possam ser atingidas na realidade. 

Nas possibilidades de construção de uma empresa envolvida em trâmites produtivos com uma mesma finalidade, é necessário realizar reuniões esporádicas. 

Esses processos envolvem indivíduos que ficam com a responsabilidade da Impressão de catálogos e revistas para uma linha de refrigerantes, por exemplo, enquanto outros identificam a manutenção de máquinas e movimento da linha de produção.

A meta é deixar todos inseridos dentro das expectativas propostas, a fim de garantir a participação de todos de maneira geral. 

  1. Adaptação e flexibilidade em cada momento

As metodologias ágeis visam uma implementação de tarefas que possam ser realizadas de modo eficiente, objetivando a qualidade do produto ou serviço final. 

Dentre todos os processos, pode ser necessário fazer adaptações sobre o modelo de negócio, e a própria empresa precisa abrir espaço para a flexibilidade, desde que se mantenha o bom senso e tudo dentro da legislação vigente. 

Qualquer tipo de incidente inesperado, ou uma situação que envolve um setor na planta fabril de um Coworking pequeno deve ser discutido para entender todos os acontecimentos, e se adaptar para que tudo esteja nos trilhos o quanto antes. 

As 4 metodologias ágeis mais aplicadas

Para cada empresa existe uma metodologia ágil que pode ser aplicada de forma que atenda aos propósitos e finalidades comerciais e corporativas. 

Dessa forma, com os pilares devidamente estabelecidos, é preciso conhecer ao menos 4 metodologias ágeis, seguindo as especificidades de cada uma, como apresentadas a seguir. 

  1. SCRUM

Os projetos que seguem a metodologia ágil Scrum são divididos por ciclos, que podem ser basicamente em períodos mensais, denominados de sprints. 

Apesar de ser comum em projetos de desenvolvimento de software, as atividades relacionadas a essa metodologia podem ser aplicadas em uma distribuidora de produtos de beleza especializada em controle de pedidos delivery, por exemplo. 

O objetivo principal está na disseminação de conhecimento sobre as tarefas realizadas anteriormente, identificando qualquer problema e poder dar prioridade sobre os trabalhos que devem ser realizados a cada ciclo que se inicia.

  1. FDD 

As empresas que adotam o FDD (Feature Driven Development), ou Desenvolvimento Orientado e Funcionalidade, são divididas em duas etapas.

A primeira trata da criação de um projeto, com modelagem, adotando todos os pré-requisitos, e apresentando as funcionalidades primordiais. 

A segunda etapa está associada à produção em si, podendo ser um Gerenciador de estacionamento administrada por uma empresa do ramo, seguindo os ciclos dentro de funções específicas e ágeis, desde a compra da matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor final.

  1. LEAN

Essa metodologia visa a simplificação de processos e a maximização quanto ao retorno de investimento, evitando ao máximo qualquer tipo de desperdício. 

No caso de uma empresa que oferece Gradil preço m2, a metodologia Lean será colocada em prática para o mapeamento de processos que podem evitar gastos desnecessários, além da otimização de tempo dos profissionais envolvidos. 

Outra característica dessa metodologia ágil se aplica ao conceito de MVP (Minimum Viable Product) para que versões que se mostram funcionais e sucintas possam ser empregadas visando o menor tempo de desenvolvimento de produtos e serviços.

  1. SMART

A metodologia SMART é um acrônimo das palavras em inglês Specific, Measurable, Attainable e Time-bound.

Isso significa a aplicação de cinco etapas em uma Câmara fria industrial preço, sendo ela aspectos voltados aos objetivos e processos, que precisam apresentar características como:

  • S – Específico
  • M – mensurável;
  • A – Alcançável
  • R – Relevante;
  • T – Temporal. 

Este é apenas um exemplo, pois é possível aplicar essas etapas em diferentes situações e empresas com características similares. 

Com isso, é possível estipular como são especificados os ciclos produtivos, propondo às equipes de trabalho meios para alcançar os resultados mensuráveis. 

Conclusão

A reavaliação das metodologias ágeis propostas para cada situação deve ocorrer de forma periódica. 

Isso permite que sejam feitas análises precisas sobre os dados apresentados, com indicadores que permitem verificar se as estratégias estão funcionando de acordo com o previsto.

O monitoramento realizado por parte dos gestores identifica as abordagens propostas por cada metodologia ágil. Caso a adaptação não seja satisfatória, é preciso rever os conceitos e estabelecer um novo paradigma, sendo extremamente necessário. 

Quando uma empresa acerta sobre a metodologia ágil aplicada, a transformação na organização corporativa é perceptível. 

Cabe a cada instituição ou organização rever conceitos que podem afetar até mesmo:

  • Meta;
  • Missão;
  • Objetivo;
  • Valor;
  • Visão.

A filosofia empresarial muda de foco, concentrando-se em hábitos frequentes que promovem a eficiência e a colaboração para garantir resultados mais satisfatórios, trazendo processos dinâmicos, de qualidade e de forma veloz.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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