4 motivos para investir em marketing digital para advogados iniciantes

O marketing digital ainda é considerado campo minado para muitos advogados, isso porque a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estabelece regras rígidas quanto à propaganda no ramo jurídico. Entretanto, isso não significa que todas as práticas estejam banidas e que algumas ferramentas não possam ser exploradas.

Advogados iniciantes ou até mesmo em transição de área podem e devem se beneficiar de estratégias de marketing digital que estejam de acordo com as regras impostas pela OAB e que irão auxiliar na construção da autoridade do advogado, atraindo clientes e gerando o tão necessário capital de giro para iniciar sua carreira.

O marketing de conteúdo é a principal estratégia que o advogado pode adotar. Nesse tipo de abordagem o foco está na produção de conteúdo relevante e não em uma ação de marketing publicitário com o claro objetivo de atrair clientes, que não é permitido. 

A distribuição do conteúdo pode acontecer através das redes sociais, blogs e sites através de textos ou até no formato de vídeos. Veja a seguir algumas das vantagens de investir em marketing digital para advogados iniciantes.

1. MARCAR PRESENÇA

Atualmente a internet é a ferramenta para qual a grande maioria das pessoas recorre quando deseja descobrir qualquer coisa, seja uma simples curiosidade até informações sobre prestadores de serviço. Portanto, para profissionais de todas as áreas, seja um distribuidor de caixa de papelão ou um advogado a presença online é fundamental para atingir potenciais novos clientes.

2. TRANSMITIR CONFIANÇA

Uma pessoa só contrata um advogado no qual ela tenha o mínimo de confiança, aliás essa regra se aplica para qualquer profissional. O advogado precisa, na sua produção de conteúdo, transmitir para os receptores da mensagem que ele domina o assunto e tem as habilidades e conhecimentos necessários para o desempenho da sua função.

Ao produzir conteúdos que de fato esclareçam dúvidas reais que seu público-alvo tenha, irá criar um diferencial competitivo em relação aos profissionais que não se expõem no mundo digital. 

O advogado pode, por exemplo, se aprofundar nos trâmites de importação de um compressor parafuso, se essa for sua especialidade, e assim esclarecer as principais dúvidas que surgem sobre o tema ao mesmo tempo que demonstra sua capacidade de atuação.

3. TORNAR-SE REFERÊNCIA

Ao dedicar tempo para a produção de um conteúdo que realmente ajude sua audiência, com sugestões práticas e esclarecimento de dúvidas simples, o advogado estará não só conquistando a confiança dessas pessoas mas também tornando-se referência no assunto que aborda.

Um especialista em direito empresarial que impacte positivamente o dia-a-dia de gestores e empresários tende a ser o profissional escolhido por estes quando há uma necessidade real. O advogado pode inclusive ser abordado pelo proprietário de uma usinagem de precisão que não foi impactado diretamente pelo conteúdo, mas foi indicado por alguém que o tenha como referência de bom profissional.

4. FIDELIZAÇÃO

Estar presente no cotidiano das pessoas que já são clientes aumenta a probabilidade de ser contratado novamente no futuro, portanto utilizar estratégias de marketing irá contribuir não só para a atração de novos clientes como também para a manutenção dos atuais e até mesmo retorno dos antigos.

Mesmo com as restrições impostas para o marketing jurídico é possível abordar estratégias que impactem e conquistem novos clientes, garantindo ao advogado iniciante a visibilidade necessária para formar sua clientela e iniciar a carreira, independente da área de atuação escolhida.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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