Como medir a taxa de conversão

Como medir a taxa de conversão

Algumas perspectivas precisam ser levadas em consideração quando se fala de marketing digital. Uma delas é a compreensão a respeito de como mensurar uma taxa de conversão dentro de uma lógica empresarial.

Os dados são elementos centrais para qualquer atuação empresarial dentro de qualquer segmento de mercado.

São eles que sustentam uma capacidade de atuação assertiva ou uma reavaliação de rota dentro de um contexto estratégico. Cada ponto, nesse caso, é importante para garantir uma sustentação bem elaborada dentro dessa lógica.

Não há estratégia de marketing que possa ser executada sem que haja uma política de dados consolidada por trás.

Se, porventura, uma empresa especializada em ozonioterapia em cachorro estiver buscando se consolidar nesse mercado, é importante que isso seja considerado.

Ou seja, antes de qualquer coisa, ela precisa identificar alguns fatores importantes a respeito de seu público.

Posteriormente, o seu mercado de atuação precisa ser compreendido para entender como entrar nele. Além disso, os usos de palavras-chave e de formatos de ferramentas podem ser grandes pontos nesse caso.

Em relação ao primeiro elemento, por exemplo, alguns mecanismos de busca já estabelecem algumas possibilidades de análise de termos de impacto em um público.

Considerar esse ponto é, antes de qualquer coisa, uma forma de se sustentar dentro de uma dinâmica específica de introdução de campanha.

Posteriormente, esses dados vão começar a interagir com a empresa de forma cada vez mais qualificada e ampla.

Isso é imprescindível, uma vez que é o que vai fornecer informações para que a empresa entenda se ela está em um caminho correto ou não.

Esses pontos são elementares e podem garantir uma noção de crescimento e escalabilidade de campanha.

Uma loja de material hidráulico e elétrico, por exemplo, no curso de sua campanha pode perceber alguns elementos importantes.

Se a adoção das palavras-chave escolhidas não tiverem dialogado com essa dinâmica, é essencial trocá-las.

Há, é claro, os já tradicionais Analytics que podem fornecer dados a respeito dos mais diversos pontos de vista.

Sendo assim, é possível orientar uma estratégia de forma ampla antes e durante uma implementação estratégica.

Ao seu fim, também, é preciso fazer um balanço para entender a penetração de mercado que aquela marca passou a ter.

Assim, uma empresa especializada em fazer projeto de muro de alvenaria consegue nutrir uma dinâmica mais específica com seu público. É fundamental entender, nesse caso, que os dados estão inseridos em qualquer estratégia importante.

Dentro de uma lógica analógica, é possível apontar para as pesquisas de opinião como um elemento importante nesse sentido.

Outros fatores, também, forneciam dados para que as empresas conseguissem anunciar nos mais diversos veículos.

É claro que esses elementos ganham uma proporção ainda maior no mundo digital e, hoje em dia, uma simples pesquisa por zona cerealista aberta hoje pode ser a razão de ser de um contato de um cliente com uma empresa.

Mas o essencial nisso tudo é compreender que sem os dados nada disso seria possível em nenhum aspecto.

A importância do inbound marketing

As novas culturas que o ambiente digital trouxe para dentro da sociedade são essenciais e precisam de uma análise. Isso porque elas fundamentam todos os aspectos relacionados ao mercado contemporâneo de forma bastante ampla.

Ou seja, não há como estabelecer uma campanha bem elaborada sem que isso seja considerado.

Os pontos, nesse sentido, tem uma relação profunda com dois aspectos essenciais: a democratização e a concorrência.

O primeiro diz respeito à facilidade que há de se anunciar em qualquer plataforma de forma bastante facilitada.

Uma organização que vende bico aspersor para torre de resfriamento, por exemplo, pode sustentar uma estratégia de venda em cima de um investimento não tão alto em um mecanismo de busca.

Assim, o segundo ponto passa a se realizar de forma bastante significativa e precisa ser considerado.

O cliente que pesquisa a respeito desse tipo de serviço, certamente, irá se deparar com uma série de resultados.

Para ele, essa constituição pode ser importante, uma vez que há uma possibilidade de efetuar uma escolha dentro daquilo que mais lhe agrada.

Dentro de uma lógica empresarial, isso pode representar uma necessidade ainda maior de gerar atração dentro dessa pesquisa.

O inbound marketing surge como uma forma de responder a esses elementos culturais de forma ampla. Então, se um cliente pesquisa por laje feita com cerâmica, é preciso que a empresa crie métodos para o atrair.

Isto é, apresentar-se como resposta no momento correto é essencial, mas é preciso que o usuário entre na plataforma.

Lead: um elemento central

O lead surge como a consolidação dessa atração dentro de uma lógica digital de inbound marketing. Ele corresponde ao possível cliente que entrou em uma plataforma empresarial, mas ainda não obteve nenhuma ação de compra.

Assim, um lead pode pesquisar a respeito de vistoria veicular de moto e entrar em um site, mas, posteriormente, sair.

É imprescindível, nesse caso, que alguns elementos consigam torná-lo um cliente de forma objetiva. Isso é importante, uma vez que a lógica digital existe para conseguir criar uma perspectiva de conversão de leads.

Por que converter leads?

Esse é um elemento bastante importante, uma vez que é um sustentáculo de uma estratégia digital.

Por causa disso, é preciso compreender que essa é uma dinâmica que todas as empresas buscam investir dentro desse meio.

Nesse caso vale aquela máxima que diz que se uma empresa não adota uma ferramenta, sua concorrente, certamente, vai.

Apontar, nesse caso, para alguns dos benefícios de se investir em uma conversão assertiva de leads pode ser crucial. São eles:

  • Redução de custos;
  • Objetividade de investimentos;
  • Aumento de vendas;
  • Fidelização.

Esses são alguns dos pontos mais essenciais dentro dessa lógica e que, por isso mesmo, precisam ser considerados.

O que é taxa de conversão?

Com base nessas perspectivas, a taxa de conversão é um ponto que diz respeito à proporção de pessoas que entram em um site e que são convertidas.

Ela é o que orienta uma percepção mais assertiva a respeito de algumas possibilidades dentro da plataforma.

Sua relevância está sustentada em uma lógica de dados que precisa nortear os cursos estratégicos de uma empresa.

Se a ideia é entender quantas pessoas que entram em uma página de piano de cauda pequeno em uma loja de música são convertidas, esse fator é importante.

Seu cálculo pode ser aplicado dentro de uma lógica maior de frequentadores de um site ou, em outro caso, orientado em postos específicos.

Como calcular a conversão?

Há uma série de possibilidades de pontos de conversão que podem ser considerados dentro dessa perspectiva. Cada ponto é primordial para entender a especificidade daquela empresa na hora de calcular.

Por essa razão, o primeiro passo é garantir que haja um ponto de partida até o ponto de chegada, que é a conversão. Alguns exemplos disso podem ser:

  • Tráfego orgânico;
  • Tráfego pago;
  • Pesquisa por produto;
  • Tráfego total.

Esses são pontos que podem orientar as perspectivas iniciais de um cálculo a respeito desse tipo de orientação.

Com esse ponto definido, tudo se torna mais simples e basta fazer uma conta básica: dividir o número de conversões pelo ponto de partida e multiplicar por 100.

Essa é uma forma de encontrar a proporcionalidade dentro de uma dinâmica específica de conta. Por exemplo, se um site teve uma entrada de 1000 usuários dentro do tráfego orgânico e 320 pessoas conseguiram se converter, essa taxa, então, está em 32%.

Funil de vendas e o aumento da conversão

Para otimizar ainda mais esse recurso, é importante apontar para uma lógica de conversão bastante importante.

O funil de vendas serve como uma forma de entender as etapas que os clientes encontram para se comunicar de forma ampla com eles.

Esse ponto é indispensável e garante que haja uma interação em cada etapa para orientar suas conversões.

Apontar, nesse caso, para suas três principais compartimentações pode ajudar dentro dessa estratégia.

Topo do funil

Essa etapa tem a ver com a possibilidade de gerar atração de um lead dentro de uma plataforma de busca ou rede social.

Há, nesse sentido, uma perspectiva de reconhecimento da empresa e alguns impulsos que podem fazer com que ela seja atraída.

Meio do funil

Esse é o momento em que o cliente já está dentro da plataforma empresarial e começa a ser conduzido dentro de uma lógica de proximidade e relacionamento.

Fundo do funil

Essa é a hora em que a comunicação fica mais específica e tem como objetivo nortear uma perspectiva de conversão de forma mais objetiva.

Considerações finais

Os dados são elementos centrais para qualquer realização empresarial bem elaborada e, por isso, precisam ser considerados.

Eles possuem dinâmicas importantes que vão orientar ações e, também, apontar para alguns erros.

Com a taxa de conversão de leads isso não é diferente e, nesse caso, há alguns elementos que a fundamenta de forma bem elaborada.

Saber como executar uma campanha que tenha como base o funil de vendas e a análise a partir desses dados é essencial para qualquer empresa dentro do mercado digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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