Growth Hacking: saiba o que é e como aplicar ao marketing digital

Uma das grandes vantagens da internet é poder acessar áreas diferentes e se aprimorar a partir delas. O uso do growth hacking no marketing digital é um dos inúmeros exemplos dessa otimização.

Crescer é o objetivo da maioria das empresas, especialmente aquelas que estão apenas começando. O growth hacking serve justamente para potencializar esse crescimento de forma estratégica e eficaz, facilitando o processo.

Trata-se de uma nova forma de pensar o marketing digital, o que coloca as empresas no caminho para atingir seus objetivos, mais rápido e com o mínimo de recursos possível.

Acompanhe o texto a seguir para se familiarizar com o conceito e entender como ele pode contribuir para as estratégias de marketing digital da sua empresa.

O que é growth hacking?

Basicamente, o growth hacking é o ato de implementar uma série de estratégias para impulsionar o crescimento dos negócios. Mas antes de saber mais sobre o que é essa técnica, é importante entender o principal objetivo dela.

O conceito de crescimento é muito simples. O objetivo dos profissionais de Marketing digital é aumentar o reconhecimento da marca e incentivar o envolvimento do público para promover os produtos ou serviços que eles oferecem.

Os growth hackers têm um forte foco no crescimento dos negócios, independentemente do departamento em que eles trabalham. Esse padrão é frequentemente visto em startups.

Para isso, os profissionais usam todas as etapas do funil de vendas para encontrar as melhores estratégias de crescimento e otimizar/resolver gargalos. Com isso, eles encontram ou criam novas maneiras de adquirir clientes e retê-los a um custo menor.

No geral, pode parecer bastante semelhante às estratégias tradicionais de marketing, como campanhas de Twitter Ads. No entanto, os growth hackers vão além. Eles contemplam muitas áreas do negócio, incluindo o próprio marketing e o desenvolvimento de produtos.

Ou seja, não há limites para o growth hacking – ainda mais quando ele é aplicado de acordo com resultados orientados por dados.

Como usar growth hacking no marketing digital?

A adoção do growth hacking no marketing depende da definição dos KPIs, que pode variar de empresa para empresa. Portanto, eles devem ser adaptados para cada negócio.

Confira agora quais são as principais estratégias e veja se atendem às necessidades do seu negócio. 

1. Marketing de referência

Essa é uma das principais estratégias de viralização no growth hacking. Consiste em transformar os seus clientes em promotores da marca.

Em geral, funciona assim: o usuário indica uma pessoa para ser cliente e recebe uma recompensa por isso.

Portanto, o marketing é impulsionado pelo boca a boca, essencial para reduzir o custo de aquisição de clientes, aumentar a base de usuários e impulsionar o crescimento dos negócios.  

O marketing de referência também está relacionado ao marketing de fidelização. Afinal, clientes fiéis são mais propensos a recomendar seu produto ou serviço para conhecidos.

Assim, é recomendado integrar essa estratégia a programas de fidelidade e técnicas de Inbound Marketing.

2. Testes frequentes

Um marketing arrojado e de atualização demanda testes contínuos. O mais conhecido é o Teste A/B, que envolve a execução de duas versões de um conteúdo com apenas uma variável diferente entre eles para verificar qual gera mais resultados junto ao público.  

Para isso, é fundamental definir a variável que se deseja avaliar e qual o resultado que se deseja obter, de modo a otimizar as campanhas.

Por exemplo, você pode descobrir que uma determinada linha de assunto de e-mail recebe mais aberturas e menos conversões. 

Se o seu objetivo é converter, após as devidas análises sobre esse percentual de desempenho, o teste pode mostrar que o título não funciona para o que você deseja. Com isso, é possível modificá-lo para tornar a ação mais eficaz.

3. Marketing de conteúdo 

O Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias de crescimento de tráfego. Se você tem um blog com artigos relacionados à sua área, com certeza vai conseguir mais visitantes de forma orgânica.

No entanto, o blog por si só não é suficiente para um desenvolvimento rápido e expressivo. Se você deseja acelerar o tráfego do seu blog, é importante adotar outras estratégias.  

Antes de mais nada, você precisa otimizar seus artigos com técnicas de SEO. Ao aplicar técnicas de SEO nos conteúdos e páginas, e obter backlinks para o site, o blog crescerá mais rápido.

Inicie essas otimizações com postagens que já são bem-sucedidas e tendem a crescer exponencialmente, ou seja, temas já relevantes e que demonstraram ser de alto interesse para o público.

Aplicar uma estratégia de guest posts junto a um blog parceiro também é uma forma de aumentar o número de leitores do seu site, ao invés de apenas esperar que os visitantes alcancem a marca de outras formas.

Além disso, caso a meta seja aumentar a geração de leads, é fundamental utilizar elementos de captura nas páginas do blog. Alguns exemplos são:

  • Janelas pop-up;
  • Formulários;
  • Banners;
  • CTAs.

Esses e outros elementos devem ser inseridos em páginas nas quais os usuários precisam fornecer informações e é uma forma de aumentar a base de contatos.

Além dessas ações, é possível investir em campanhas pagas, utilizando-se dos dados colhidos no decorrer das estratégias e melhorias identificadas no growth hacking, trazendo uma base de contatos ainda mais qualificada e com a jornada de compra reduzida.

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