Marketing para Clínicas: O Guia Definitivo

Quem trabalha na área da saúde talvez nem imagine, mas o marketing para clínicas pode ter uma função fundamental dentro do seu dia a dia, quem está acostumado com a recomendação feita através do boca a boca, pode não ter percebido mas hoje, a internet é o local ideal para conseguir se destacar dentro da área médica.

Em um mercado cada vez mais competitivo, estabelecer um bom relacionamento com seus clientes e conseguir mostrar mais sobre o seu trabalho de maneira efetiva, ajuda desde uma empresa que trabalha com embalagem plástica, até claro, uma clínica de saúde. 

5 Vantagens do Marketing Para Clínicas

Mas se você ainda está um pouco receoso de adotar o marketing no seu cotidiano, ou não está convencido de que ele realmente possa ser impactante, esse texto é ideal. Separamos 5 vantagens de você utilizar o marketing para clínicas. Vamos conferir? Então continue a leitura!

1. Mantém sua agenda sempre cheia e aumenta a visibilidade de seu site

É simplesmente impossível abrir uma lista falando sobre marketing sem ressaltar sua melhora significativa na visibilidade do site de sua clínica. Nos dias de hoje, garantir presença no mundo digital é considerado crucial dentro de qualquer negócio, e é claro que isso também se enquadra dentro da área da saúde. 

Sendo assim, o marketing para clínicas disponibiliza que você consiga aumentar a visibilidade do seu site, fazendo com que, no momento de pesquisar alguma especialidade médica no Google, como a área que você atua, você consiga aparecer em primeiro nas buscas, aumentando o seu tráfego e, dessa maneira, mais pessoas clicam e conhecem mais sobre seu negócio. 

Consequentemente, isso faz com que o número de pacientes interessados nos seus serviços aumentem, deixando sua agenda sempre cheia e permitindo que seu produto como oxigênio medicinal, por exemplo, faça cada vez mais sucesso dentro do mercado. 

2. Posiciona a sua clínica de forma estratégica, criando autoridade dentro do mercado

O marketing permite que você consiga realizar o posicionamento da sua clínica de forma estratégica dentro do mercado, mostrando mais para as pessoas sobre seus serviços e sua forma de atuação, criando conteúdos como vídeos do dia a dia, textos sobre sua área ou até mesmo mostrando mais sobre sua infraestrutura dentro das redes sociais. 

Isso faz com que, mais pessoas conheçam, sobre sua clínica, e ela comece a criar autoridade dentro do mercado, afinal, um paciente sempre busca por mais informações antes de fechar sua consulta, e consumir conteúdos que mostrem autoridade pode ser um grande diferencial para ele realizar sua escolha.

3. Melhora o relacionamento com seus clientes

O relacionamento com os clientes é algo crucial para qualquer médico, afinal, muitos que fazem sucesso na área da saúde é justamente por terem sempre pacientes recorrentes, que frequentam de maneira assídua a sua clínica, e o marketing fornece um estreitamento e uma melhora dentro desse relacionamento. 

Fica muito mais fácil conversar com seu público utilizando ele, enviando notícias sobre seu negócio, novidades, disponibilizando mais canais de atendimento, e até mesmo estabelecendo um follow-up muito mais assertivo após uma consulta, o que melhora seu relacionamento, gera confiança e até mesmo uma certa fidelização por parte de seus pacientes.

4. Atendimento mais humanizado e facilitado

Como falamos acima, o atendimento é um dos pontos cruciais que o marketing consegue melhorar dentro de uma clínica, ele traz um diálogo muito mais humanizado e facilitado, já que você consegue mostrar o seu cotidiano, e até mesmo ter um bate-papo talvez mais descontraído e informal com seu público, tirando dúvidas e curiosidades de uma forma mais humanizada. 

Além disso, o marketing permite que você melhore seu atendimento, disponibilizando canais específicos para agendamento de consultas, retiradas de exames, falar com um colaborador, entre outros recursos, o que traz uma facilidade muito maior para sua clínica.

5. Economia de tempo e dinheiro

Muitas clínicas acreditam que o marketing pode ser considerado caro, e que realmente não valha a pena, talvez seja melhor investir em equipamentos ou na parte estrutural como em um toldo articulado, mas a realidade é que ele representa uma grande economia de tempo e dinheiro. 

A partir do momento em que o marketing começa a dar resultados, você consegue chegar em seus clientes de forma muito mais rápida e efetiva, o que faz você economizar tempo e dinheiro, alcançando as pessoas certas, na hora certa, obtendo muito mais pacientes, e aumentando consideravelmente seu lucro. 

O que achou do texto de hoje? Agora está convencido de que o marketing pode ser uma boa ferramenta para sua clínica? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!

Por onde começar no Marketing para Clínicas

Defina seu nicho

Faça sua pesquisa. Quando você está começando, é importante fazer sua pesquisa e descobrir que tipo de clínica você deseja ser. Quais são seus interesses e pelo que você é apaixonado? Que tipo de pacientes você quer ver? Depois de ter uma boa ideia do que deseja que sua clínica seja, você pode começar a restringir seu nicho.

Encontre seu público-alvo

Depois de definir seu nicho, é hora de encontrar seu público-alvo. Quem são as pessoas que estarão mais interessadas no que você tem a oferecer? Onde é que eles vivem? Que idade eles têm? Qual é o nível de renda deles? Saber quem é seu público-alvo ajudará você a determinar onde concentrar seus esforços de marketing.

Crie as personas da sua clínica

Depois de saber quem é seu público-alvo, é hora de criar personas (buyer personas). A persona do comprador é um personagem semi-ficcional que representa seu cliente ideal. Ao criar personas de comprador, inclua informações sobre seus dados demográficos, interesses, necessidades e pontos problemáticos. Isso irá ajudá-lo a entender melhor como comercializar para eles de forma eficaz.

Vale dar uma conferida no Gerador de Personas.

Estratégias Práticas de Marketing para Clínicas

Invista em marketing de conteúdo

Como proprietário de uma pequena empresa, você usa muitos chapéus. As chances são de que o marketing não seja sua única responsabilidade. Você provavelmente não tem muito tempo para se dedicar ao marketing, e é por isso que o marketing de conteúdo é tão importante.

O marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica que se concentra na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido – e, em última análise, para impulsionar uma ação lucrativa do cliente. Por que o marketing de conteúdo é tão importante? Por um lado, é uma maneira eficaz de alcançar seu público-alvo sem gastar muito dinheiro. Você pode produzir conteúdo de alta qualidade por conta própria ou terceirizar por um custo relativamente baixo. E depois de ter esse conteúdo, você pode distribuí-lo gratuitamente pelas mídias sociais, seu site e outros canais.

Além disso, o marketing de conteúdo pode ajudá-lo a ter uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa Atrair e converter leads em clientes Aumentar as vendas Cultivar relacionamentos com os clientes Gerar negócios repetidos Aumentar o reconhecimento e a fidelidade da marca E muito mais…

Marketing de Conteúdo para Clínicas

Marketing de Conteúdo talvez seja a maior de todas as estratégias de marketing para clínicas. Mas, como começar com o marketing de conteúdo?

Aqui estão algumas dicas:

Crie infográficos

Um infográfico é uma representação visual de informações ou dados projetados para tornar assuntos complexos mais fáceis de entender de relance. Eles geralmente são altamente compartilháveis porque reúnem muitas informações em um formato facilmente digerível – tornando-os perfeitos para marketing de conteúdo.

Se você quiser criar um infográfico que as pessoas realmente vão querer ler (e compartilhar), há algumas coisas que você precisa ter em mente:

Encontre os dados certos: Sem dados, seu infográfico não será nada mais do que fotos bonitas. Procure dados interessantes que suportem o ponto principal do seu infográfico.

Torne-o visualmente atraente: um infográfico deve ser agradável aos olhos. Use cores, formas e ilustrações criteriosamente para adicionar interesse e dividir o texto.

Mantenha-o simples: um infográfico deve ser fácil de entender de relance. Não tente colocar muita informação em um gráfico – concentre-se em um ponto principal por infográfico.

Escreva uma copy atraente: o texto que acompanha seu infográfico deve ser tão atraente quanto o visual. Use frases curtas e títulos criteriosamente para expor seu ponto de vista de forma rápida e eficaz.

Grave vídeos como estratégia de Marketing para Clínicas

No mundo atual de déficit de atenção, é mais importante do que nunca criar conteúdo que seja fácil de consumir. É aí que entra o vídeo. Os vídeos são altamente envolventes e podem ser consumidos rapidamente, tornando-os perfeitos para marketing de conteúdo.

Não sabe como começar com o vídeo?

Aqui estão algumas dicas:

Seja breve: as pessoas têm períodos curtos de atenção, portanto, certifique-se de que seus vídeos tenham menos de dois minutos. Vá direto ao ponto rapidamente e mantenha seus vídeos focados em uma mensagem principal.

Use recursos visuais: uma imagem vale mais que mil palavras, portanto, use recursos visuais para ajudar a transmitir seu ponto de vista. Além das imagens de vídeo tradicionais, considere o uso de infográficos, screencasts ou até apresentações de slides do PowerPoint com música.

Seja criativo: há infinitas possibilidades quando se trata de conteúdo de vídeo – então seja criativo e experimente diferentes formatos e estilos até encontrar algo que funcione para você e seu público.

Redes Sociais Na Estratégia de Marketing para Clínicas

Crie um plano de mídia social.

Seu plano de mídia social deve incluir quais plataformas você usará, com que frequência publicará, que tipo de conteúdo compartilhará e quem será responsável por postar.

Criar um plano ajudará você a ser consistente com seu marketing de mídia social e a obter melhores resultados.

Poste conteúdo interessante

Se você quer que as pessoas te sigam nas redes sociais, você precisa postar conteúdo interessante que elas realmente vão querer ver. Compartilhe postagens de blog, infográficos, vídeos e outros tipos de conteúdo que ressoem com seu público-alvo.

Envolva-se com seu público

Não apenas publique e corra – certifique-se de se envolver com seu público nas mídias sociais. Responda a comentários, responda a perguntas e inicie conversas. Quanto mais engajado você estiver, maior a probabilidade de as pessoas ficarem por perto e continuarem seguindo você.

Invista em otimização de mecanismos de busca: SEO para Clínicas

Procure palavras-chave OU descubra o que seus pacientes procuram no Google

Como primeiro passo em SEO, você precisa descobrir quais palavras-chave seu público-alvo está procurando. Você pode usar ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google Ads e o Google Trends para pesquisar palavras-chave.

Depois de ter uma lista de palavras-chave, você precisa incorporá-las ao conteúdo do seu site. Isso significa usar as palavras-chave em seus cabeçalhos, tags de título, meta descrições e postagens de blog.

Otimize seu site

Seu site deve ser projetado com SEO em mente. Isso significa usar títulos, descrições e títulos ricos em palavras-chave. Isso também significa ter um design compatível com dispositivos móveis e velocidade de carregamento rápida. Você pode usar a ferramenta PageSpeed Insights do Google para testar a velocidade do seu site e obter dicas sobre como melhorá-lo.Subseção

Construa backlinks

Backlinks são links de outros sites para o seu. Eles são um importante fator de classificação para SEO porque mostram aos mecanismos de pesquisa que seu site é popular e relevante. Você pode obter backlinks fazendo guest blogging, escrevendo depoimentos ou avaliações e listando seu site em diretórios.

Use e-mail marketing (não, o email marketing não morreu)

Colete endereços de e-mail dos seus pacientes.

O primeiro passo para realizar uma campanha de marketing por e-mail é coletar endereços de e-mail. Você pode fazer isso de várias maneiras, como fazer com que as pessoas se inscrevam no seu boletim informativo em seu site ou em eventos, ou simplesmente pedindo-lhes o endereço de e-mail quando fizerem uma compra de você.

Enviar newsletters mensais

Depois de ter uma lista de endereços de e-mail, você pode começar a enviar boletins informativos. Esta pode ser uma publicação mensal ou bimestral que contém informações sobre sua prática, novas postagens ou artigos no blog, eventos futuros e qualquer outra coisa que seja de interesse do seu público-alvo.

Envie e-mails personalizados

Além de newsletters, você também pode enviar e-mails mais personalizados para sua lista. Podem ser anúncios sobre novos produtos ou serviços, ofertas ou descontos especiais, convites para eventos ou qualquer outra coisa que você ache que seja do interesse do destinatário individual.

Invista em Tráfego Pago Para Clínicas

Tráfego Pago no Google: Anúncios do Google Clínicas

O Google Ads é uma maneira eficaz de anunciar sua empresa on-line. Você pode criar anúncios que aparecem nas páginas de resultados de pesquisa do Google, em sites parceiros do Google e em vídeos do YouTube. O Google Ads permite segmentar uma ampla variedade de clientes em potencial e você pode definir seu próprio orçamento de quanto deseja gastar em sua campanha.Subseção

Tráfego Pago no Instagram: Anúncios do Instagram para Clínicas

Os anúncios do Instagram são outra maneira eficaz de alcançar clientes em potencial online. Com os Anúncios do Instagram, você pode criar campanhas direcionadas que alcançam as pessoas com base em seus interesses, dados demográficos e até localização. Você também pode escolher quanto deseja gastar em sua campanha e definir um orçamento diário ou vitalício para seus gastos com anúncios.

O Instagram Ads é uma ótima maneira de alcançar clientes em potencial que são aprendizes visuais e que usam o Instagram como sua principal plataforma de mídia social. Com o Instagram Ads, você pode criar belos visuais que chamam a atenção e promovem sua marca ou produto. Você também pode segmentar dados demográficos específicos com seus anúncios e definir um orçamento para quanto deseja gastar em sua campanha.

Organize eventos

Lives

Como ferramenta de marketing, as lives são difíceis de superar. Eles são relativamente fáceis de organizar e promover e oferecem uma ótima maneira de compartilhar sua experiência com um grande público.

Para aproveitar ao máximo sua live, certifique-se de:

Escolher um tópico relevante: Escolha um assunto que seja de interesse do seu público-alvo.

Fazer sua pesquisa: pesquise cuidadosamente seu tópico para que você possa responder com confiança a quaisquer perguntas que surgirem durante a live.

Promova seu evento: use mídias sociais, email marketing e outros canais para promover seu webinar e atrair o maior número possível de pessoas. As livess são uma ótima maneira de alcançar um grande público com sua mensagem de marketing. Ao promover seu evento e fornecer conteúdo de qualidade, você pode atrair novos leads e expandir seus negócios.

Seminários

Os seminários oferecem um ambiente mais íntimo para compartilhar seus conhecimentos e se conectar com clientes em potencial. Se você está pensando em organizar um seminário, lembre-se das seguintes dicas:

Escolha um local conveniente: O local do seu seminário deve ser facilmente acessível para participantes em potencial.

Considere a logística: certifique-se de ter espaço suficiente para todos que desejam participar e que o local esteja bem equipado com recursos audiovisuais.

Planeje com antecedência: promova seu seminário com bastante antecedência para que os participantes em potencial tenham tempo para limpar suas agendas e fazer planos de viagem (se necessário) .Ao reservar um tempo para planejar com antecedência e escolher o local certo, você pode garantir que seu seminário seja bem-sucedido e atraia novos clientes para sua empresa.

Conferências

Se você deseja alcançar um público grande e diversificado, uma conferência é uma ótima opção. No entanto, as conferências podem ser caras e demoradas para planejar, por isso é importante certificar-se de que você está escolhendo o caminho certo para o seu negócio. Aqui estão algumas dicas:

Faça sua pesquisa: nem todas as conferências são criadas iguais. Certifique-se de escolher uma conferência que seja relevante para o seu público-alvo.

Verifique a programação: A programação da conferência deve incluir palestrantes que conheçam o tema de seu interesse. As conferências podem ser uma ótima maneira de alcançar novos leads e expandir seus negócios. Ao fazer sua pesquisa e escolher o evento certo, você pode garantir que obtenha o máximo do seu investimento.

Envolva-se em sua comunidade.

Trabalho Voluntário

O voluntariado é uma ótima maneira de retribuir à sua comunidade e aumentar a visibilidade de sua clínica. Há muitas maneiras diferentes de se voluntariar, então encontre uma oportunidade que se alinhe aos seus interesses e habilidades. Por exemplo, você pode oferecer aconselhamento gratuito em um centro comunitário ou escola local, ou participar de trabalhos pro bono.

Patrocínio

Patrocinar eventos ou causas locais é outra ótima maneira de se envolver em sua comunidade e aumentar a conscientização sobre sua prática. Por exemplo, você pode patrocinar um time da liga infantil, patrocinar uma caminhada/corrida beneficente ou doar para um banco de alimentos local ou abrigo para sem-teto.

Envolva-se em eventos locais

Eventos locais são uma ótima maneira de conhecer clientes em potencial e construir relacionamentos com outros profissionais em sua área. Participe de eventos de networking de negócios, encontros da Associação Comercial e outros eventos que sejam relevantes para o seu público-alvo. Você também pode organizar seu próprio evento – como um seminário – para atrair novos clientes e expandir sua clínica.

Fale em eventos

Encontre eventos para palestras

Para começar, você precisa encontrar eventos nos quais possa falar. Procure conferências, seminários e webinars que sejam relevantes para o seu público-alvo. Você também pode procurar eventos locais que estejam interessados em tê-lo como palestrante. Depois de encontrar alguns eventos em potencial, entre em contato com os organizadores e veja se eles estão interessados em que você fale.

Prepare sua palestra

Uma vez que você tenha sido confirmado como orador, é hora de começar a preparar sua palestra. É aqui que você precisa realmente se concentrar em seu nicho e no que seu público-alvo deseja ouvir de você. Fale sobre os problemas que seu público-alvo está enfrentando e como seus produtos ou serviços podem ajudá-los a resolver esses problemas. Certifique-se de que sua palestra seja bem pesquisada e informativa, para que as pessoas se afastem dela sentindo que aprenderam algo novo.

Faça o acompanhamento (follow up) com seu público

Depois de dar sua palestra, certifique-se de acompanhar os membros do seu público. Agradeça por terem vindo e diga como podem entrar em contato com você se tiverem alguma dúvida ou quiserem saber mais sobre o que você faz. Você também pode usar esta oportunidade para convidá-los a se inscrever em sua lista de e-mail ou segui-lo nas mídias sociais para que eles possam ficar atualizados sobre o que está acontecendo com sua clínica.

Certifique-se de que o site da sua clínica seja profissional

Use um design de site profissional

Seu site geralmente é a primeira impressão que um paciente em potencial tem de sua prática. As primeiras impressões são importantes, então você quer ter certeza de que seu site é bom. Use um serviço profissional de design de sites para criar um site moderno e responsivo que fique ótimo em todos os dispositivos.

Use imagens de alta qualidade

As imagens são outro elemento importante do seu site. Certifique-se de usar fotos profissionais de alta qualidade que representem com precisão sua clínica. Evite usar fotos genéricas sempre que possível.

Use uma escrita persuasiva

A copy (texto) em seu site deve ser bem escrita e persuasiva. Deve convencer os pacientes em potencial de que você é a escolha certa para suas necessidades. Use frases de chamariz fortes em todo o site para incentivar os visitantes a entrar em contato com você ou agendar um horário.

Conclusão

Se você deseja expandir sua clínica, precisa investir em marketing. Ao definir seu nicho, investir em marketing de conteúdo, usar mídias sociais e e-mail marketing, você pode atingir seu público-alvo e construir um negócio de sucesso.

PS.: O Guia Definitivo do Marketing para Clínicas apareceu primeiro no blog da WE Marketing Digital.

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