O marketing digital é uma das principais ferramentas para que empresas consigam aumentar seu reconhecimento no mercado.
De acordo com um estudo levantado pelo Cetic.br (Centro regional de Estudos para o Desenvolvimento da sociedade da informação) e publicado pelo portal UOL, o uso da internet no Brasil no ano de 2021 chegou a 152 milhões de pessoas, representando aproximadamente 81% da população nacional.
A importância dos meios digitais para os negócios
Tendo em vista essa estatística, é inviável que uma empresa de qualquer segmento desconsidere a importância da plataforma que abrange tanta gente no Brasil, além das pessoas no exterior.
Os meios digitais oferecem uma série de ferramentas que auxiliam na gestão empresarial e, sobretudo, na busca de novos clientes como, por exemplo:
- Blogs e sites;
- Redes sociais;
- Newsletter (boletim informativo);
- E-mail marketing;
- Lojas virtuais;
- Entre outros.
Se você tem uma empresa especializada em fabricar pote biodegradável, por exemplo, utilizando as ferramentas digitais é possível alcançar vários benefícios.
Criamos uma lista para apresentar algumas das vantagens. Quer conferir? Então siga conosco e confira!
5 vantagens para usar os meios digitais
- Abrangência de marca: recentemente diversas empresas do nosso cotidiano ganharam reconhecimento no mercado graças aos meios digitais. O Ifood e UBER, por exemplo, eram antes empresas desconhecidas, mas usaram de forma persistente das mídias digitais para conseguir aumentar sua visibilidade.
E não importa necessariamente o segmento. Uma empresa que fabrica bucha de nylon também pode trabalhar dentro desse ambiente digital para que o cliente final, por exemplo, tenha o conhecimento do produto quando estiver numa prateleira de supermercados.
- Aumento de vendas: todo empreendedor busca aumentar as vendas da sua empresa, e os meios digitais são como trilhos que auxiliam nesse caminho.
Utilizar redes sociais, e-mail marketing e promoções dentro da sua loja virtual, é uma forma de chamar atenção do cliente-alvo e aumentar o tráfego orgânico dentro de seu domínio.
- Aumento de competitividade: toda empresa tem concorrência e quando um cliente está interessado em determinado produto, como, por exemplo, comprar caixa de papelão em atacado, ele busca uma fornecedora no Google.
Daí advém a importância de estar presente e trabalhando dentro meios digitais, pois no mundo globalizado, essa é a única maneira de despertar a atenção de quem procura o produto.
- Fidelização de clientes: se prestarmos atenção nas redes sociais, existem empresas que cotidianamente criam conteúdo entretendo o público-alvo. Isso é fundamental na questão de fidelização com o cliente.
Uma marca que interage adequadamente com seu consumidor é uma marca que será lembrada quando esse cliente quiser consumidor algum produto vendido pela empresa. Portanto, eis aqui mais um motivo para usar os meios digitais de forma comercial.
- Autoridade de marca: no marketing digital, quando falamos em autoridade de marca estamos caracterizando uma empresa que cria um conceito próprio que sobrepõe a concorrência.
Ela não é a única que vende determinado produto, mas é reconhecida por ser a melhor entre todos. A publicidade nas mídias sociais ajuda a criar essa identidade, considerada o ápice para qualquer empresa.
Esperamos que essas dicas tenham mostrado os motivos mais importantes para se utilizar os meios digitais em seu negócio. Se gostou do tema, compartilhe para informar mais pessoas e continue nos acompanhando para mais dicas de marketing digital e vendas.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.