6 mitos sobre Empreendedorismo

Empreendedorismo
Empreendedorismo

Apostar no empreendedorismo não é simples. Quem começa a considerar esse ramo acaba ficando refém de mitos e suposições por vezes infundadas, o que traz ainda mais desafios e inseguranças para a jornada.

Com o mercado cada vez mais volátil, marcado principalmente por tendências velozes e inovações repentinas, empreender pode ser fruto de muita insegurança. Mas esse cenário não precisa ser definitivo.

Afinal, apesar da insegurança, mudanças e mitos, é preciso ter noção de que muitos dos medos que os microempreendedores de primeira viagem não são realmente verdadeiros e há diversas formas de otimizar a atuação.

Com isso em mente, confira o texto a seguir para saber detalhes sobre 6 mitos recorrentes no campo do empreendedorismo e como isso pode te ajudar a se posicionar melhor.

Se você está em busca de respostas para os desafios das empresas de locação de impressoras preço, por exemplo, esse texto foi feito para você.

Conheça 6 lendas sobre o empreendedorismo

Nos últimos anos, o empreendedorismo tem se tornado um assunto cada vez mais abordado.

A popularização do trabalho remoto e a evolução das plataformas e aplicativos de mensagem trouxeram novos horizontes para as pessoas.

Junto a isso, existem algumas incertezas que podem prejudicar a motivação de quem deseja abrir empresas de ti em recife.

Ao longo deste texto, vamos trazer 6 mitos comuns relacionados ao empreendedorismo e, na sequência, desconstruí-los.

Nosso objetivo é mostrar ser possível superar a insegurança e dar certo como microempreendedor, acompanhe!

  1. “Para fazer sucesso é preciso ser um gênio”

É muito comum encontrar representações idealizadas de empreendedores de sucesso na mídia.

As histórias sobre grandes empresários que tiveram uma ideia genial na garagem de casa e conquistaram sucesso estrondoso são muito populares. Contudo, é preciso interpretar casos assim com um certo distanciamento.

Na verdade, o grande segredo é desenvolver uma solução eficaz para um público-alvo específico na forma de um produto atraente e acessível, bem como um trabalho bom e constante (inclusive na divulgação). 

Esse é o caso de correção de astigmatismo para homens de determinada idade e poder aquisitivo.

O público precisa criar em si a disposição de contratar o serviço. Isso é motivado por elementos como:

  • Publicidade;
  • Ofertas atrativas;
  • Produtos e/ou serviços diferenciados;
  • Equipe especializada.

Por isso, veja que é mais sobre elaborar uma solução que dá certo e divulgá-la de maneira inovadora do que apostar em uma ideia genial.

Isso sem falar em empreendedores que tiveram o apoio decisivo de familiares. Não se trata de diminuir o esforço e talento deles, mas colocar toda a trajetória em perspectiva.

Quem começa com apoio de terceiros já se posiciona de forma mais vantajosa no mercado. Então, se comparar com certos nomes renomados nem sempre é uma boa ideia.

  1. “É preciso investir alto para começar a empreender”

Esse é outro mito muito difundido. É claro que é preciso ter capital para começar a empreender, mas isso não quer dizer que é impossível abrir um negócio de vendas lanterna de led para carretinha reboque sem ter muito dinheiro.

Além disso, há possibilidades mais acessíveis, bem como o empreendedor pode fazer um empréstimo ou estabelecer parceria com um colega.

Ter um bom capital inicial facilita o processo de se estabelecer no mercado. O nosso ponto aqui é destacar que tem como empreender sem dispor de altas cifras imediatamente.

O segredo é otimizar o orçamento que você tem disponível. Saiba direcionar recursos para áreas estratégicas e alocar os investimentos conforme as metas da empresa e a realidade do mercado.

Estudar as estratégias de marcas concorrentes é uma boa tática para isso. Inclusive, é assim que os empreendedores identificam nichos de consumo pouco explorados, como elevadores residenciais em bh.

  1. “Não se pode falhar”

Outro fator muito comum nas narrativas de empreendedores de sucesso é a condenação exagerada dos erros.

Por vezes, parece que falhar é absolutamente incompatível com construir uma história de sucesso. Nada poderia estar mais longe da realidade.

Afinal, empreender tem muito de tentativa e erro. Todos buscam planejar cada etapa da trajetória, mas sempre vão existir situações imprevisíveis e incontornáveis.

Basta pensar em quantas pessoas, conhecidas ou não, que até têm formação universitária e acabaram encontrando sucesso em um ramo totalmente diferente.

É permitido errar, explorar novas oportunidades e aprender com elas. Isso não significa que você nunca vai ser bem-sucedido, muito pelo contrário.

É até mesmo preferível apostar em um ramo e acabar não obtendo retorno com ele do que ter uma ideia, mas ter medo de colocá-la em prática.

Mesmo que ela não se traduza em sucesso, a experiência proporcionada pode ser material importante para tentar outros métodos de ação no futuro, trazendo melhores resultados.

  1. “Ser bem-sucedido é ficar rico”

É claro que quem empreende tem o desejo de melhorar de vida. É para isso que milhares de brasileiros trabalham diariamente ao longo de décadas.

Mas é importante desfazer um pouco essa fixação pelo lucro. Ter outras motivações além da acumulação de riqueza dá uma base mais sólida, um propósito real ao empreendimento, e traz mais valor à marca, bem como razões para o empreendedor seguir com o projeto.

A jovem empreendedora pode querer investir em assessoria contábil goiânia ao observar as necessidades de escritórios do ramo na sua cidade.

Esse é um propósito que demonstra empatia e preocupação com as outras pessoas e pets. Ou seja, não se trata apenas do objetivo individualista, mas de um negócio criado especialmente para ajudar as pessoas.

No fim das contas, é isso que move os empreendedores: a paixão por resolver problemas cotidianos de maneira qualificada e, muitas vezes, em causas com a qual se identificam.

A maior prova disso, atualmente, é a tendência de humanização das marcas através de redes sociais.

A base de clientes quer fazer negócios com empresas que realmente façam diferença na vida deles. Para isso, é preciso ir além das transações financeiras impessoais.

Um negócio com propósito social real tem muito mais possibilidades de cativar um grande número de pessoas.

  1. “Empreender é flexível e tranquilo”

A perspectiva de ser autônomo, ou seja, trabalhar sem precisar responder a um chefe, é muito atrativa para todos.

Isso não quer dizer que empreendedores trabalham menos ou têm uma rotina mais flexível. Na verdade, é necessário esforço redobrado.

Apesar de haver uma certa flexibilidade, se o empresário autônomo não se dedicar ao negócio de kit doces personalizados, os resultados não virão.

Assim, é preciso fazer sacrifícios, perder finais de semana e até mesmo férias. Então, não alimente a ideia de que empreender é o paraíso.

  1. “Compartilhar ideias é ser copiado”

Existe uma certa mentalidade que diz que contar ideias de negócios para outras pessoas pode ocasionar cópias e situações desagradáveis.

O que essa lógica não leva em consideração é que não basta só uma boa ideia para se ter sucesso. Empreender exige, entre tantas outras coisas:

  • Planejamento;
  • Conhecimento;
  • Execução de qualidade;
  • Disposição.

Logo, não é porque você contou para alguém sobre os seus planos de investir em conserto de ar condicionado em BH que essa pessoa vai roubar a ideia.

Empreender é bem mais complexo do que pegar ideias de outras pessoas. A expertise para aplicá-las é a outra parte integrante desta equação.

Além disso, ter outras visões sobre o negócio, bem como apoio e uma rede de contatos pode ser determinante para o sucesso do empreendimento, agregando novos significados e até mais organização ao serviço.

Potencial empreendedor do Brasil é alto

De acordo com dados recolhidos pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), publicados na pesquisa anual de 2016, o Brasil tem o maior número de empreendedores em potencial entre os países emergentes

A taxa é de 28,1%, o que supera os índices da China, Índia, Rússia, África do Sul e México.

Além disso, 53,6% dos habitantes brasileiros considera que tem a habilidade, o conhecimento e a experiência necessários para começar um novo negócio por conta própria.

Esses dois dados percentuais dão um bom panorama inicial da disposição e dos objetivos dos brasileiros em termos de carreira profissional.

Diante de pessoas tão dispostas e seguras quanto ao empreendedorismo, é imprescindível desmontar velhas convicções e estereótipos.

A partir daí, os horizontes se tornam mais claros e é possível identificar novas oportunidades com mais astúcia.

Empreenda sem mistificação

Se você chegou até aqui, já conhece os 6 principais mitos do empreendedorismo. Mais importante, sabe por que eles são mitos e não devem ser usados para atrapalhar a sua jornada.

De agora em diante, você tem condições para alimentar uma visão menos estereotipada desse ofício.

Nosso recado final vai no sentido de não se prender a narrativas heroicas ou fórmulas de sucesso.

Cada pessoa tem sua jornada particular, seja na carreira profissional ou na vida pessoal. Se somos todos diferentes, nossa jornada também será.

Então, não pense que existe uma idade limite para ser bem-sucedido, ou que empresários de sucesso são pessoas extraordinárias e radicalmente diferentes de você.

Em última análise, o sucesso se resume a um conjunto de circunstâncias que possibilitaram que determinado indivíduo atingisse a prosperidade.

Há quem tenha herdado o negócio da família ou quem tenha começado a atuar em um ramo já na meia-idade e se transformou em referência.

Exemplos desses dois tipos não faltam. O nosso foco é mostrar que não existe uma fórmula pré-determinada para chegar a uma posição de destaque, mas que com consistência e um planejamento é possível se desenvolver neste mercado com qualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Rolar para cima