Marketing Digital para Restaurantes Delivery: tudo o que você precisa saber de uma maneira completa e fácil de entender.
Muitos profissionais que buscam impulsionar seus negócios começam a se integrar de uma maneira mais intensa com mecanismos do chamado marketing digital, especialmente por conta do alcance que a internet tem e da sua capacidade de conectar pessoas.
Pesquisa mostra que 58% da população brasileira usam a internet: mais de 116 milhões de pessoas
fonte: Agência Brasil
Pois o mesmo vale para Restaurantes Delivery, que também precisam fazer com que seus negócios prosperem e possam gerar muito dinheiro: a internet e o marketing digital se tornam fundamentais para o processo.
Confira sobre o que iremos falar neste artigo:
- O que é Marketing Digital e como ele pode ajudar Restaurantes Delivery a alavancar seus negócios?
- Marketing Digital para Restaurantes Delivery é confiável?
- Marketing Digital para Restaurantes Delivery funciona?
- Marketing Digital para Restaurantes Delivery é caro? Quantos custa?
- Dicas de Marketing Digital para Restaurantes Delivery nas redes sociais
- Marketing Digital para Restaurantes Delivery e o Google (SEO)
O que é marketing digital e como ele pode ajudar Restaurantes Delivery a alavancar seus negócios?
A primeira coisa que Restaurantes Delivery precisam saber é o que é marketing digital. Marketing Digital nada mais é do que um conjunto de ações de comunicação usadas para atrair novos clientes e para melhorar o relacionamento junto aos clientes já conquistados.
Por meio da internet e da telefonia celular é possível fazer com que as ações do marketing digital sejam colocadas em prática, levando produtos e serviços de uma maneira muito mais inteligente e eficaz.
Conquistar novos clientes e melhorar a rede de relacionamentos também figuram entre as possibilidades que o marketing digital oferece a quem dele lançar mão na hora de montar uma estratégia de negócio.
Para Restaurantes Delivery que desejam alavancar seus negócios, usar das estratégias do marketing digital (criar um blog ou site, criar campanhas de e-mail marketing, marcar presença nas redes sociais e por aí vai) será mais do que fundamental para o sucesso de seus empreendimentos.
3 Principais Vantagens do Marketing Digital para Restaurantes Delivery
Ideal para profissionais novos no mercado
Para Restaurantes Delivery que estão começando a atuar no mercado, uma boa forma de fazer com que seu nome seja reconhecido e para que ele seja capaz de atrair clientes para seu negócio será começar a usar o potencial da internet.
Baixo investimento
Além disso, há também uma grande vantagem no que tange aos custos, já que campanhas de marketing digital tendem a ser muito mais baratas do que campanhas convencionais de publicidade. Aliás, no que se refere aos custos, sabe-se que é algo bem barato em comparação com outras formas de publicidade, como a televisão, o rádio ou as mídias impressas, que tem alcance inferior ao da internet.
Alto alcance
O marketing digital para Restaurantes Delivery é essencial para garantir o sucesso de um empreendimento, e uma das principais vantagens está na capacidade de alcance das campanhas e das ações promovidas.
Confiabilidade: Marketing Digital para Restaurantes Delivery é Confiável?
Por meio de estratégias de marketing digital que são bem conduzidas Restaurantes Delivery conseguem construir uma imagem de modernidade e de confiabilidade junto aos seus clientes e frente ao mercado.
Para se estabelecer num mercado cada vez mais competitivo, os Restaurantes Delivery precisam garantir que as melhores estratégias de marketing digital sejam empreendidas, e para isto, precisam ter suporte de profissionais.
Uma página oficial para publicar artigos e outros tipos de conteúdos relacionados pode ajudar a construir uma imagem de qualidade. Marcar presença nas principais redes sociais da atualidade também ajuda.
Por fim, conhecer estratégias de relacionamento ligadas ao marketing digital, como o e-mail marketing, poderá ser fundamental para a construção de uma boa rede de relacionamento.
Marketing Digital para Restaurantes Delivery Funciona?
Sim! Marketing Digital funciona para Restaurantes Delivery e também para a maioria dos profissionais liberais. Pense bem:
- Onde você procura informações quando vai comprar um produto ou contratar um serviço?
- Onde você pesquisa quando tem alguma dúvida sobre um assunto?
- Onde você paga suas contas? Você ainda vai ao banco?
- Onde você pede comida? Você ainda usa o telefone?
Você acha que alguém procura por Restaurantes Delivery na internet? Com certeza sim. Este é o melhor momento para você investir em marketing digital, porque se você não estiver aonde seus clientes estão, seus concorrentes estarão.
Ainda tem dúvidas se Marketing Digital para Restaurantes Delivery funciona?
Marketing Digital para Restaurantes Delivery é Caro? Quanto custa?
Não, marketing digital para Restaurantes Delivery não é caro. Pense quanto custa o investimento em TV? Rádio? Revista? Jornal? Panfletos? Sim, marketing digital pode ser até mais barato que panfletos. É por isto que cada vez mais profissionais, como Restaurantes Delivery, estão investindo e obtendo retorno com o marketing digital.
Dicas de Marketing Digital para Restaurantes Delivery nas Redes Sociais
Como se tornar um profissional de referência em sua área
O que é o Marketing Digital nas Redes Sociais?
Marketing nas redes sociais é o conjunto de estratégias utilizadas para promoção de um produto, serviço ou marca.
Não é só vender, o segredo é o relacionamento
Marketing Digital nas Redes Sociais é um caminho sem volta. Isto porque além das redes sociais terem se tornado um dos principais canais para divulgação de produtos e serviços elas também aproximaram o consumidor em termos de relacionamento.
Quais as principais redes sociais para Restaurantes Delivery
O Facebook é a maior rede social do mundo. Para se ter uma ideia 90% dos brasileiros que tem acesso à internet estão lá: isto quer dizer mais de 100 milhões de pessoas.
O que publicar no Facebook e com que frequência?
Antes de você saber o que publicar no Facebook é importante ter em mente que as publicações precisam ter frequência. O recomendado é 1 vez por dia ou pelo menos 3 vezes por semana, dependendo do seu tempo e orçamento.
Afinal, o que publicar:
- Imagens com frases motivacionais
- Novidades sobre eventos
- Novidades sobre serviços
- Divulgar artigos do seu blog
- Outras atualizações
O segredo do Twitter é a rapidez. Normalmente tudo que se passa do Twitter está acontecendo em tempo real como noticiários, jogos de futebol, reality shows e outros programas. Justamente por causa disso o Twitter é conhecido também como segunda tela. Por conta da velocidade das informações você pode publicar com segurança até 5 vezes por dia.
O que publicar no Twitter e com que frequência
- Divulgar artigos do seu blog
- Notícias relacionadas à sua área
- Fazer retweets de publicações de outros perfis que achar interessante
Google+
Talvez você não tenha escutado falar do Google+. Muitos dizem até que ela é uma rede social para os funcionários do Google, o que não é verdade. Infelizmente esta rede não decolou mas mesmo assim tem sua importância, afinal, tudo que é publicado nela indexa mais rapidamente do que o que é publicado no Facebook, Twitter e outras.
O que publicar no Google+ e com que frequência?
Basicamente você pode publicar tudo o que publicaria no Facebook. Não espere que tenha o mesmo alcance mas não deixe de marcar presença: publique pelo menos 3 vezes por semana.
- Imagens com frases motivacionais
- Novidades sobre eventos
- Novidades sobre serviços
- Divulgar artigos do seu blog
- Outras atualizações
Particularmente gostamos e apostamos bastante no Instagram. Ela não é a maior rede social do mundo, mas é a que mais cresce. O Instagram tem mais de 35 milhões de usuários brasileiros. O Instagram tem 2 características marcantes: foi feito para ser utilizado em celulares/tablets e só aceita conteúdo
visual (fotos ou vídeos) em suas publicações.
O que publicar no Instagram e com que frequência?
A frequência mínima recomendada para publicações no Instagram é de uma vez ao dia, mas caso você tenha tempo e/ou orçamento disponíveis você poderá fazer de 3 a 5 publicações com segurança.
- Imagens com frases motivacionais
- Imagens relacionadas aos serviços que você oferece
- Promoções
- Outras atualizações
Uma informação importante: não é possível publicar links no Instagram, apenas o link na sua bio (perfil) portanto não espere muito tráfego para o seu site de lá. A sugestão para você captar leads (contatos) é enviar mensagens diretas para as pessoas que curtirem ou comentarem suas publicações.
Mais uma coisa, vídeos tem um taxa de engajamento maior do que imagens no Instagram. Não precisam ser vídeos profissionais, em alguns casos quanto mais pessoais melhor.
O LinkedIn é a maior rede social corporativa. Pense em um Facebook voltado para empresas e profissionais. Um exemplo é que ao invés de amigos você tem conexões. Uma informação interessante é que o LinkedIn tem mais de 25 milhões de brasileiros:
O que publicar no LinkedIn e com que frequência?
Quem está no LinkedIn está lá apenas por fins profissionais, ou seja, ninguém está lá para perder tempo com memes, gifs e outras publicações engraçadinhas que viralizariam em outras redes. A sugestão é de publicar pelo menos uma vez ao dia ou 3 vezes por semana dependendo do seu orçamento.
Atenção: antes de sair publicando no LinkedIn avalie se seu público está realmente lá ou se você estará apenas divulgando seu conteúdo para seus concorrentes.
- Imagens com frases motivacionais
- Artigos do seu blog
YouTube
O Google é o maior buscador do mundo. Sabe qual é o segundo? O YouTube! Talvez você possa até pensar que o YouTube está mais para canal de TV do que Rede Social, mas é importante lembrar que lá você pode interagir com outras pessoas, seguir canais, escrever comentários etc.
O que publicar no YouTube e com que frequência?
Você pode usar o YouTube para:
- Fazer transmissões ao vivo de vídeo;
- Publicar vídeos de palestras ou apresentações que você tenha dado;
Sabemos que publicar vídeos pode consumir bastante tempo mas é bastante interessante manter a frequência de ao menos 1 por semana.
Marketing Digital para Restaurantes Delivery e o Google (SEO)
Como ser encontrado no Google, Bing e Yahoo pelos seus clientes
A internet tem milhões de usuários? Sim! Possibilidade de milhares de novos clientes? Sim também! Pode ajudar a aumentar o faturamento do seu negócio? Com certeza!
Nada disso será possível se o seu site não for encontrado
Para ajudar seu site seu site ser encontrado no Google e em outros buscadores é importante entender o que significa SEO. SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca, ou otimização de sites. Em outras palavras SEO é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca.
Existem mais de 200 fatores relacionados a SEO e que ajudam a melhorar o posicionamento do seu site, mas vamos listar aqui apenas os 7 principais:
1. Conteúdo
Até pouco tempo atrás conteúdo estava relacionado apenas ao texto no seu site, como uma publicação em um blog por exemplo, mas hoje em dia tem haver também com as imagens, vídeos e demais informações. No final o importante é: criar conteúdo único, nada de copiar as coisas de outro lugar.
2. Autoridade do Domínio
Para você entender de uma maneira fácil. O site do Drauzio Varella tem autoridade para falar sobre saúde, o da WE Marketing Digital para falar sobre Marketing Digital e assim por diante. Autoridade tem a ver com tornar-se referência em determinado assunto.
3. Velocidade de Carregamento
Este é um dos pontos que o Google tem levado bastante em contato desde 2010.
4. Design responsivo: se adapta automaticamente a tablets e celulares
No ano de 2015 o Google anunciou que os sites que fossem adaptados para tablets e celulares teriam um melhor posicionamento.
5. Certificado SSL e HTTPS
Já em 2014 o Google informou que os sites que tivessem certificado SSL (como o dos bancos) seriam privilegiados no posicionamento.
6. Usabilidade
A ideia é simples: facilitar a vida do visitante do seu site. Isto fará com que ele permaneça por mais tempo, visualize mais páginas e interaja mais com o seu negócio.
7. Arquitetura do Site
A arquitetura do site está ligado a como seu site foi planejado. As informações são fáceis de serem encontradas? Seu site é bem organizado? Como o conteúdo está separado nele?
Outros artigos relacionados à Marketing Digital para Restaurantes Delivery e que você pode gostar 😉
- Criação e Desenvolvimento de Sites para Restaurantes Delivery
- Diferença entre Marketing Digital e Marketing Tradicional
- Tendências de Marketing Digital para Restaurantes Delivery em 2017
- 10 Dicas de Marketing Digital para Restaurantes Delivery Fáceis de Colocar em Prática
- Agência de Marketing Digital para Restaurantes Delivery
- Mídias Sociais para Restaurantes Delivery
- Agência de Publicidade para Restaurantes Delivery
- Marketing Digital para Restaurantes Delivery (este artigo que você acabou de ler)
Quer aprender mais sobre Marketing Digital?
O que você achou do nosso artigo Marketing Digital para Restaurantes Delivery?
Neste artigo tentamos falar sobre os principais pontos relacionados à Marketing Digital para Restaurantes Delivery. Tentamos tirar as dúvidas mais comuns de nossos leitores e também buscamos dúvidas de outras pessoas na internet.
Mesmo assim, se você ficou com alguma dúvida é só entrar em contato! Teremos prazer em ajudar! Nosso atendimento ao vivo funciona de segunda à sexta das 09h às 18h.
Uma última coisa: o artigo Marketing Digital para Restaurantes Delivery apareceu primeiro no Blog da WE Marketing Digital. Se você gostou, compartilhe 😉