Aposto que você se perguntou em um ponto se fosse possível aumentar suas vendas usando redes sociais. A resposta é “SIM”. Mas, como em qualquer ambiente envolvendo relacionamentos com clientes, você precisa conhecer os hábitos e as características do seu público-alvo.
Com o “boom” das redes sociais, as empresas viram um novo e oportuno canal de contato com seus consumidores. Estar no “mundo digital” tornou-se uma maneira poderosa para as empresas aparecerem – não só para vender, mas também para deliciar e reter os clientes!
As seguintes são práticas essenciais para o uso de redes sociais para apoiar sua empresa. Verifique agora!
- Conheça seu público e onde eles estão
Antes que você “caia na rede”, você precisa conhecer o público que deseja alcançar e avaliar as redes sociais que funcionam para o seu negócio. Se o produto que você está vendendo tem um apelo visual, use mal a redes de imagens sociais, como Instagram e Pinterest.
- Padronizar a comunicação
Se sua loja fosse uma pessoa, como seria? Definir o “tom” da comunicação da marca na produção de conteúdo nas redes sociais é essencial. Pode ser divertido, engraçado, direto ou amigável, por exemplo. O tom deve estar alinhado com a imagem do seu negócio.
- Serviço pronto
Agora, a conversa não é mais privada. Os consumidores aproveitam esta janela que as redes sociais oferecem para compartilhar problemas, revisões e experiências com serviços e produtos. Os usuários não estão preocupados com os censores e sabem que sua voz será ouvida – senão pela empresa, certamente por outros usuários. Esteja preparado para responder com confiança!
- Oferecer conteúdo de qualidade
Como diz o velho ditado, “a primeira impressão é a que permanece”. Nas redes sociais, não é diferente. Então, tome o tempo para planejar e organizar o conteúdo do seu canal. Compartilhe informações sobre sua empresa e o universo que funciona. Pense nos materiais que desencadeiam uma interação, como uma pesquisa, ou quem sabe dar uma olhada no lançamento de um novo produto?
- Relacionamento com influenciadores
Influenciadores de marcas em sua rede social ajudam a impulsionar seu produto. Acredite: aumentar o relacionamento com esses influenciadores digitais pode aumentar suas vendas.
- Grupos e comunidades
Grupos e comunidades online reúnem usuários com os mesmos interesses. Nas redes sociais, você pode encontrar grupos que falam sobre seu segmento ou o produto / serviço que você oferece. Estes são ótimos canais para apresentar conteúdo para um público-alvo e aumentar as oportunidades de negócios.
- Incorporar o comércio social
O comércio social é a integração de redes sociais com o comércio eletrônico, como hospedar sua loja online na página do Facebook. Outra maneira de usar o comércio social é fazer com que o botão “Curtir” no Facebook esteja disponível no site de vendas, de modo que o número de recomendações para um produto específico apareça. É provável que uma avaliação compartilhada influencie as futuras decisões de compra. Divirta-se!
- Monitore sua marca
Um bom planejamento deve ser vinculado ao monitoramento da marca nas redes sociais. Acompanhar o que as pessoas dizem sobre seu produto pode criar informações comerciais e ajudá-lo a entender melhor a imagem que a sua marca possui nas mídias sociais. Mas, para ter tempo de monitorar a marca nas redes sociais, é necessário que a gestão financeira esteja sem falhas. Para isso, é possível utilizar a tecnologia a seu favor fazendo a conciliação bancária automática, ela reduz tempo e dinheiro e possibilita que você tenha mais tempo para focar em outras atividades.