Ser empreendedor significa aceitar muitos desafios e ter dores de cabeça para cumprí-los. E um dos maiores patamares que os negócios desejam alcançar é o aumento das vendas e a melhoria no relacionamento com os clientes.
No entanto, sabemos que, especialmente para os micro e pequenos empreendimentos, o orçamento pode ser muito apertado para que seja possível investir em divulgação.
Por exemplo: uma empresa de alpinismo industrial que acabou de iniciar no mercado já terá custos diversos com fornecedores, contratação de mão-de-obra, estruturação do negócio, entre outros. Logo, investir em mídias como outdoor, rádio e outros meios de comunicação é um desejo a longo prazo.
Por essa razão, com o surgimento do marketing digital, uma oportunidade indispensável foi gerada aos empreendedores: a possibilidade de aumentar as suas vendas e se tornar mais conhecido na internet, tudo isso de forma gratuita ou que caiba no orçamento!
E as redes sociais são as ferramentas online perfeitas para isso. No entanto, para atingir esse objetivo, é preciso implementar as estratégias certas. Por isso, vamos te mostrar neste post as melhores dicas de como gerar grandes resultados vendendo pelas redes sociais. Continue nos acompanhando!
Crie um perfil nas redes sociais
O primeiro passo para gerar resultados positivos é se dedicando a criação de um perfil chamativo e claro nas redes sociais. Adicione todas as formas de contato com o negócio, além de incluir sua história e imagens como logotipo e capa personalizada.
Descubra o seu público e o que interessa a ele
Após isso, é essencial saber com detalhes sobre o seu público. Descubra a sua idade média, preferências, sexo, religião, comportamento e que tipo de conteúdo ele costuma consumir.
Descobrir os detalhes do seu público é importante. Afinal, se você vende produtos como deck de madeira, sabendo para quais pessoas está direcionando seus esforços pode otimizar seu tempo e gerar mais eficiência e precisão nas ações.
Defina metas
Hoje em dia, as redes sociais estão disponíveis para todo mundo. No entanto, somente os negócios que criam metas e possuem disciplina para aplicar ações rotineiramente é os que irão gerar resultados.
Por isso, defina metas de crescimento, alcance de público e número de conteúdos publicados, entre outros.
Conheça a sua concorrência
Outra dica essencial é conhecer quais são os seus concorrentes e em quais redes sociais eles estão concentrados, seja pelo Facebook, Instagram, Pinterest, LinkedIn, etc.
Conhecer a concorrência pode te proporcionar uma boa fonte de inspiração de temas, linguagens, horários de postagens, além de também te dar mais clareza de criar estratégia para se destacar em meio a essas empresas.
Não se esqueça de se relacionar
Por fim, não se esqueça que as redes sociais também são ambientes perfeitos para conversas. Se você vende seringa de insulina, por exemplo, e um potencial cliente tem uma dúvida referente ao produto, é essencial criar ações para respondê-lo o mais rápido possível.
Em alguma redes sociais, já existem mecanismos de chatbot para que seja possível responder clientes de forma instantânea e programada. Essa é uma ótima alternativa para quem quer ter uma comunicação otimizada!
Agora que você já sabe como é possível gerar grandes resultados vendendo pelas redes sociais, o que acha de aplicar essas estratégias e ter sucesso? Gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.