O Decoy Effect, também conhecido como efeito isca, é uma estratégia que um empreendimento pode adotar para ter uma estabilidade ainda maior dentro do mercado com a venda dos produtos mais caros.
Essa técnica oferece ao cliente uma condução natural ao consumo do que a empresa pode ofertar de mais caro, principalmente quando se tem um conhecimento de como está sendo a jornada do cliente.
Até mesmo a compreensão das emoções e os gatilhos mentais que levam a aquisição de uma persiana romana com bandô é fundamental para que o Decoy Effect possa ser realizado do melhor modo.
Essa técnica é uma forma de conduzir o consumidor para que compre o que a empresa deseja, principalmente quando se há mais de uma opção que o cliente tem disponível, que muitas vezes pode ser assimétrico.
Por isso, o Decoy Effect, antes de ser praticado por uma empresa, é fundamental ser entendido devido ao modo desigual que se está relacionado financeiramente em relação ao produto.
Uma vez que os valores se divergem e podem fazer com que um caldeirão industrial 500 litros seja mais vendido que um de 300 litros, exatamente como o empreendimento planejou desde o início.
Por que aplicar o Decoy Effect?
Um empreendimento que atua dentro de qualquer segmentação de mercado sempre busca por ter uma maior atenção dos consumidores, especialmente na primeira experiência de compra que possa levar ao retorno.
E além das estratégias envolvendo um marketing do nome da marca ou, então, dos produtos e serviços, é crucial que outras técnicas ligadas a venda também sejam elaboradas para que os resultados do empreendimento sejam conquistados.
Por isso, pode-se apontar que os motivos de se aplicar o Decoy Effect em uma estratégia de vendas de um empreendimento de aluguel de sala por hora para psicólogo, por exemplo, são:
- Ofertas;
- Preços que engatilham o consumidor;
- Oportunidades de vendas maiores;
- Atrair a atenção do cliente;
- Fidelização com uma boa experiência.
Quando um empreendimento lança um produto, as ofertas que podem ser implementadas a ele são variadas devido a diversos fatores que estão ligados como o tamanho, peso e até mesmo a embalagem.
Porém, ao usar o Decoy Effect como uma técnica que contribui para o aumento de vendas deste produto ou até mesmo dos serviços, a chance de fazer com que o consumidor seja dirigido até o que a empresa almeja é ainda maior.
Uma vez que as ofertas são elaboradas em paralelo com os preços que possam incentivar esse gatilho no consumo de uma acupuntura para artrose por mais tempo do que uma de menor duração da sessão.
E, com os preços que geram essa motivação, torna-se possível que haja uma oportunidade para que os índices de venda do empreendimento possam crescer consideravelmente com o uso do Decoy Effect.
Afinal, ao ter preços que engajam e ofertas que demonstram que um produto maior deve ser consumido no lugar de um menor com valores mais próximos, gera um encanto no cliente que resulta em vendas.
Essa atração é uma forma de fazer com que o nome da marca ganhe uma atenção dentro do nicho de prótese de cabelo natural, por exemplo, gerando até mesmo uma fidelização e uma divulgação natural por parte do consumidor.
Visto que ao se ter uma boa experiência na compra e com o produto ou serviço em si, a chance de que a marca tenha uma divulgação para amigos e familiares torna-se maior, que ao terem acesso ao Decoy Effect desenvolvido, podem replicar a ação do indivíduo.
Como aplicar o Decoy Effect?
A aplicação de um Decoy Effect dentro de um empreendimento é algo que deve ser planejado com precisão para que a técnica ofereça o resultado desejado e característico ao negócio.
Com um planejamento e o conhecimento de como a aplicação deve ser realizada, chega o momento que o desenvolvimento dos preços é colocado em ação.
Variando de como é produzido o produto ou como o serviço de internação de cachorro é realizado, o Decoy Effect, nesse momento, é fundamental para que a companhia venda o que deseja, fazendo com que o consumidor seja conduzido.
Por exemplo, se existe mais de um modelo de tamanho do mesmo produto ou até mesmo pacotes adicionais em um serviço, a comparação de preços ocorre durante o processo de compra por parte do consumidor.
E é nesse momento que a organização deve usar o Decoy Effect ao seu favor para que consiga levar o cliente ao produto que deseja vender e, consequentemente, sendo um dos mais caros da opção que é entregue ao consumidor.
Com essas bases compreendidas e estabelecidas na teoria, é possível ter uma compreensão ainda mais imersiva na prática. Por exemplo, uma franquia manipulação veterinária pode ter um mesmo produto dividido em um preço A, B ou C.
Entre o produto B e C, a divergência de preço deve ser mínima porque não se trata do foco do Decoy Effect, uma vez que até mesmo tamanhos de produtos são mais próximos para se haver um foco no real motivo da estratégia, que está em torno do A e do C.
Estes, por sua vez, devem ter uma distância maior para que o efeito na mente do consumidor seja ainda mais impactante que leve à compra de um deles, em especial o que contém um maior valor.
Assim, oferece uma chance para que o cliente seja conduzido para o produto A ao observar que em relação aos outros, terá vantagens em diferentes pontos e até mesmo servindo como o recomendado para aqueles que possuírem a mesma necessidade no ciclo social.
Por isso, é indispensável que também se tenha um benefício com sua escolha para contribuir ainda mais com a fixação que se tem na mente do consumidor e com isso, conquistar os resultados que são desejados.
Em especial, se o empreendimento demonstrar o produto em bons pontos visuais que ajudem a despertar o interesse do consumidor, e até mesmo intensificar sua necessidade pelo produto que está procurando.
Caso a empresa tenha uma opção preferida para o braseiro inox para embutir, por exemplo, usar estratégias e outros fatores que conduzam para esse objeto também é um meio de fazer com que o Decoy Effect tenha bons resultados.
Por isso, compreender especialmente o que é e como uma jornada de compra causa influências diretas e indiretas garante que a técnica seja bem adotada pelos consumidores e seu ciclo social com as indicações.
O que é a jornada de compra?
Um empreendimento que compreende a jornada de compra do consumidor ganha maiores potenciais de fazer com que o Decoy Effect tenha um resultado positivo. Sendo o caminho que o cliente percorre, é uma forma de gerar o início do relacionamento com a marca.
Principalmente, porque conta com materiais que contribuem para que haja um enriquecimento do processo, desde o primeiro contato até mesmo no pós-venda com a coleta do feedback.
Em relação ao Decoy Effect, a jornada de compra pode ser um processo que leve até a ação porque com conteúdos e materiais que enriquecem o produto é facilmente escolhido o que a empresa deseja porque houve uma condução prévia.
Isso faz com que os profissionais do marketing da empresa também elaborem estratégias que intensifiquem a percepção do produto por uma nova ótica aos clientes e, com isso, gere uma experiência ainda mais apurada ao consumidor.
Isso pode gerar fidelização, divulgação e um reconhecimento da marca diante do mercado de forma estável e resultar em um bom desenvolvimento interno.
Com a jornada, é também possível que o consumidor seja educado sobre o produto que está adquirindo assim como o seu mercado e faça com que, desse modo, suas ações envolvendo o processo de compra sejam positivas.
Por isso, quanto maior for o acompanhamento e a condução do consumidor para que a estratégia seja aplicada positivamente, melhores se transformam os resultados que a empresa deseja conquistar.
Considerações finais
O Decoy Effect é uma forma de fazer com que uma empresa foque em um produto que o consumidor deve consumir, estando sempre ligado aos valores mais altos mas não menos satisfatórios ao cliente.
Essa técnica torna-se ainda mais intensificada quando se tem uma compreensão da jornada de compra do consumidor, porque com conteúdos específicos e até mesmo uma educação contribuem para que a decisão seja tomada rapidamente.
Sendo assim, quanto maior for a compreensão de como o público se comporta diante a jornada que está sendo realizada, melhores se transformam as experiências que levam a compra do produto que a empresa deseja.
Somado a conteúdos e imagens que enriqueçam o produto, é possível que haja até mesmo uma divulgação de modo natural ao ciclo social do indivíduo e, com isso, a chance da empresa ter maiores reconhecimentos dentro do mercado.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.