As métricas são elementos muito importantes porque ajudam as empresas a fazerem uma gestão focada em resultados, só que existem muitos gestores e empreendedores que desconhecem esse termo.
Isso acontece porque o universo corporativo é cheio de palavras importantes para o desenvolvimento das organizações e para que elas consigam alcançar os resultados que pretendem.
Quem faz parte desse meio já deve ter ouvido falar sobre as métricas, além das metas, indicadores e outras palavras muito importantes para o dia a dia organizacional.
É importante compreendê-la porque a gestão da empresa não pode ser feita apenas com base na subjetividade da percepção de pessoas que estão na liderança ou da diretoria.
Na verdade, é muito importante fazer um monitoramento das métricas para saber se a organização realmente está alcançando seus propósitos.
Hoje em dia, ficou muito mais fácil fazer isso porque a internet e os avanços tecnológicos permitem que as empresas tenham acesso a diversas informações importantes para analisar o próprio desempenho.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai explicar o conceito de métrica, qual é a diferença entre metas e métricas, mostrar um pouco sobre a importância delas e de que maneira estabelecê-las para o negócio.
Afinal, o que são métricas?
Métricas nada mais são do que medidas quantificáveis que ajudam a analisar os resultados de um processo, estratégia ou ação. São medidas de desempenho indispensáveis para uma boa estratégia de marketing data-driven.
A métrica representa a medida que será acompanhada para entender o que funciona ou não no trabalho, e por meio dela é possível avaliar o andamento da campanha, identificar tendências, obter resultados e compará-los.
A métrica usada por uma fábrica de camisa polo vai depender do que ela deseja medir. Só que existem muitas possibilidades e para saber quais são as melhores para a estratégia, é fundamental saber a diferença entre métricas e metas.
Diferenças entre métricas e metas
Para entender a diferença entre metas e métricas, é necessário conhecer o conceito desses elementos. A meta é algo que faz parte do campo estratégico do negócio, pois quando é definida, significa que algo precisa ser alcançado.
Trata-se de uma Conquista que a empresa define para seus setores, para o próprio negócio, para seus profissionais, enfim. Metas são algo que pertencem a uma perspectiva maior que costuma estar ligada ao desenvolvimento da marca.
Para falar de metas, é necessário pensar em objetivos, que mesmo sendo diferentes, estão diretamente relacionados com elas. Para alcançar um objetivo, é necessário passar pelas metas.
Tendo isso em mente, fica claro que as metas são como milestones, ou seja, objetivos quebrados e pequenos que são conquistados e representam uma progressão para algo maior, que neste caso é o objetivo estratégico.
Um fabricante de poltrona para auditório com prancheta escamoteável pode direcionar suas metas para setores diferentes, e para que um objetivo maior seja alcançado, todos os envolvidos precisam buscar as metas.
Enquanto as metas representam algo que precisa ser feito para alcançar o objetivo, a métrica está relacionada ao resultado de uma ação, ou seja, algo já foi feito e ela vai avaliar como isso aconteceu.
São informações sem nenhum tipo de tratamento, encontradas em números, mas que trazem entendimento sólido sobre a situação.
É importante dizer que as métricas fazem parte do campo operacional, retratando, por meio de dados, o desempenho de uma atividade executada pela marca. Todo o setor possui suas métricas que ajudam a acompanhar o desempenho de pontos importantes.
Importância das métricas para as empresas
As métricas são importantes para as empresas por diversas razões e uma delas é o investimento. Assim como as pessoas, os negócios também podem fazer investimentos, algo muito importante por conta de benefícios como:
- Preserva o dinheiro;
- Aumenta os lucros;
- Traz segurança financeira;
- Mais possibilidade de crescimento.
Mas quando uma loja de chás e ervas no atacado faz investimentos, precisa saber para onde o dinheiro está indo e se o retorno está de acordo com aquilo que espera.
As métricas entram justamente nesse processo, visto que por meio delas é possível medir o retorno sobre os investimentos que a empresa faz.
Mas quando se fala em investimentos, não se trata apenas de ações e outros tipos, mas também de tudo aquilo que uma empresa gasta para divulgar seus produtos e serviços, por exemplo.
As métricas também são muito importantes porque se não houver uma análise dos resultados, é praticamente impossível saber o que realmente faz sentido para a marca.
É importante estar atento a isso porque algo que fazia sentido no passado, ao longo do tempo, pode se tornar totalmente obsoleto.
A empresa percebe isso justamente quando está analisando as métricas, uma vez que elas permitem compreender em quais campanhas investir mais e em quais investir menos.
Ao longo do tempo, um prestador de serviços gerais terceirizados vai descobrir se determinada ação ainda é vantajosa ou se é melhor encerrá-la e iniciar outra ideia.
Por fim, as métricas também são muito importantes porque funcionam como um tipo de termômetro para saber o que o público espera da marca, assim, a organização consegue ajustar suas campanhas e traçar um caminho para alcançar seu objetivo.
Mas isso só é possível se a corporação estiver sempre acompanhando os resultados, sem deixar tudo para o final da campanha. Ou seja, o acompanhamento precisa ser feito desde o início, pois assim é possível ajustar o que é necessário o quanto antes.
Estabelecendo as métricas do negócio
Além de entender todos esses conceitos e ideias por trás das métricas, é muito importante saber como estabelecê-las.
Existem diversas maneiras de definir as métricas mais importantes para o negócio e muitos especialistas acreditam que o ideal é acompanhar de 4 a 5 para mensurar a essência e a proposta de valor do negócio.
Além disso, as métricas estabelecidas por uma empresa especializada em projeto de SPDA predial precisam se complementar.
Uma das mais importantes são as métricas de negócio, por isso, é necessário definir todas aquelas que estiverem relacionadas a atributos chave, como entrega de valor para o cliente.
Para isso, é necessário saber quais são as entregas de valor que a marca oferece. Supondo que a missão do negócio seja democratizar o acesso à saúde é uma forma de fazer isso é tornando a telemedicina acessível, é necessário avaliar alguns pontos.
Eles são os atributos-chave que vão entregar valor ao cliente, e no caso deste exemplo, eles são o preço, usabilidade do produto e atendimento.
Agora, quando a empresa deseja saber quando as ações executadas trarão lucros, é necessário estabelecer o retorno sobre os investimentos como métrica importante.
Também conhecida como ROI, ela mostra qual é o lucro esperado pela empresa e precisa ter um resultado positivo sempre.
Um fabricante de drywall montagem também precisa analisar o custo de aquisição de clientes (CAC) para saber o quanto tenho que gastar para conseguir um cliente novo.
Ou seja, se a empresa acredita que suas ações de marketing e vendas estão sendo muito mais caras do que as vendas em si, pode estabelecer essa métrica para avaliar suas estratégias dentro de um período.
Para fazer esse cálculo, é necessário juntar o valor das despesas criadas com o marketing e dividir pelo número de clientes conquistados no período.
Para uma clínica de cuidador de deficiente físico, é muito importante que o CAC esteja abaixo dos resultados obtidos porque se ele estiver muito alto, mesmo que a companhia atraia muitos leads, talvez eles não tenham boa qualidade.
Agora, se a intenção da empresa for saber o quanto vai precisar investir em um cliente por um certo período, então deve estabelecer o LTV (Lifetime Value). Sua fórmula possui dois fatores conhecidos como ticket médio.
Também mostra quantos clientes abandonaram o negócio em determinado período, sendo uma visão muito importante para compreender se o produto ou serviço está funcionando do jeito certo.
Depois disso, uma empresa especializada em projeto muro de arrimo bloco de concreto deve multiplicar o ticket médio mensal pelo período em que o cliente continuou comprando com ela.
É dessa forma que vai chegar ao valor do LTV e essa métrica costuma ser muito usada por negócios que oferecem serviços de assinatura ou por organizações com receita recorrente.
Considerações finais
As organizações precisam avaliar as estratégias com as quais trabalham para ter certeza de que vão obter os retornos esperados, e com a internet e as ferramentas digitais existentes hoje, ficou muito mais fácil fazer isso.
As métricas são os elementos que vão determinar o que deve ser avaliado para que a marca possa fazer as mudanças necessárias e melhorar consideravelmente os rumos de suas decisões.
Além de ser uma forma de alcançar os objetivos propostos, analisar métricas também é a melhor maneira de otimizar os investimentos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.