Fazer uma pesquisa de mercado é essencial hoje em dia para que a organização possa compreender se os consumidores estão satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos, além de conhecer um pouco mais sobre os concorrentes.
Quando um negócio deseja crescer e prosperar, ele precisa ter uma larga compreensão sobre seu público-alvo e saber de que maneira essas pessoas percebem a empresa, entre outras questões pertinentes.
É algo que só se pode encontrar de maneira confiável por meio de boas pesquisas de mercado, portanto, ela se mostra como uma ferramenta muito importante para ter uma visão ampla sobre a área de atuação.
Também é um recurso essencial para definir as estratégias e todos os processos de tomada de decisão. Mas mesmo sendo algo muito importante para negócios dos mais variados tipos e tamanhos, ainda existe muito empreendedor que não investe nessa prática.
Não é possível andar por um caminho sem conhecê-lo ou pelo menos contar com algum recurso que vai guiar o indivíduo em todo esse processo, e com as empresas é a mesma coisa.
A pesquisa de mercado cumpre esse papel, por isso, este artigo vai explicar o que é essa pesquisa, quais são seus tipos e por que ela é tão importante.
Conceito de pesquisa de mercado
Pesquisa de mercado nada mais é do que uma ferramenta que serve para coletar e analisar informações valiosas sobre o segmento de atuação da companhia.
Ela é muito útil na hora de definir estratégias de negócio, além de ser bastante usada no marketing. Todas as informações obtidas por meio dela trazem os caminhos que a organização precisa percorrer.
Além disso, para um fabricante de estação de trabalho baia, é algo imprescindível para tomar decisões em relação aos 4 Ps de marketing, que são:
- Preço;
- Produto;
- Praça;
- Promoção.
Tendo isso em vista, nota-se que a pesquisa de mercado envolve a coleta de informações para identificar problemas e oportunidades relacionadas à área de atuação do negócio, bem como de seus produtos e serviços.
Só que além de conhecer o conceito de pesquisa de mercado, é fundamental saber quais são os seus tipos para aproveitar as facilidades que ela traz.
Tipos de pesquisa de mercado
Para que a iniciativa traga os resultados esperados, é fundamental que a empresa saiba escolher um tipo de pesquisa apropriado. São eles:
Pesquisa causal
A pesquisa causal tem o objetivo específico de estabelecer relações de causa e efeito entre diferentes variáveis, para que assim o gestor possa entender como e porque determinado fenômeno acontece.
Por exemplo, se uma clínica de exame toxicológico para concurso público quiser saber o que leva os consumidores a fazerem propaganda boca a boca, precisa conhecer fatores que as fazem entrar em contato com suas marcas preferidas.
Com isso em mente, a pesquisa causal vai trazer modelos estatísticos desenvolvidos por meio de uma análise das respostas obtidas.
Para trabalhar com esse tipo, é necessário usar softwares que fazem testes estatísticos para validar e mostrar as hipóteses levantadas.
Pesquisa descritiva
A pesquisa descritiva costuma ser amplamente usada em estudos acadêmicos, sendo recomendada para orientar as estratégias de marketing e vendas.
Seu propósito é trazer um panorama sobre o público, usando para isso respostas que evidenciam o comportamento das pessoas e suas tendências.
Um exemplo disso é o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Costuma ser realizado periodicamente com o propósito de formular políticas públicas e propostas para novas leis, além de ser útil para estratégias de negócios.
Não existe uma interferência por parte do pesquisador, ao contrário do que acontece com a pesquisa exploratória, que procura respostas para perguntas que são previamente elaboradas e dita as regras.
Pesquisa exploratória
Esse tipo de pesquisa é muito comum no meio acadêmico porque apoia estudos e ajuda a conhecer melhor um fenômeno. Para o pesquisador, é a melhor forma de compreender o contexto que está sendo analisado e formular hipóteses.
Mas uma confecção de capa para piscina grande pode fazer uma pesquisa desse tipo com pessoas envolvidas com o objeto estudado.
É muito presente em estudos de caso porque traz uma maior compreensão sobre o tema e sua conjuntura. Outra característica que pode ser realizada por meio de análise bibliográfica, posicionando a pesquisa no centro da literatura existente.
Importância da pesquisa de mercado
Muitos dos benefícios da pesquisa de mercado são evidentes, mas diversas empresas brasileiras ainda não deram a devida importância para isso. Existe uma crença equivocada de que essa prática envolve muitos custos e serve apenas para grandes corporações.
Só que na verdade, é possível realizá-la por meio de diferentes recursos voltados para o estudo mercadológico, desde meios básicos e acessíveis até grandes operações mais complexas.
Um de seus maiores benefícios é que um fabricante de carpete para sala comercial passa a conhecer melhor seu público. Isso porque a partir do momento em que dados específicos são coletados sobre as pessoas, é possível construir a persona.
Trata-se de um personagem semi fictício que reúne as principais características do cliente ideal, trazendo um entendimento rico sobre a audiência e que vai embasar decisões precisas em diversas áreas do negócio.
Isso vai desde o desenvolvimento de produtos até a maneira como a comunicação com os consumidores acontece. Além do mais, é uma forma de compreender as estratégias dos concorrentes.
Todo tipo de negócio, independentemente de seu mercado de atuação, precisa conhecer a concorrência para conduzir melhor suas estratégias, tendo como base as ações tomadas por outras empresas.
Os concorrentes devem ser vistos como fontes de experiências e insights que não devem ser ignorados. Além do mais, para um fabricante de máquina de fumaça colorida, a pesquisa de mercado traz outros benefícios.
Por exemplo, fica muito mais fácil analisar a disponibilidade e o desempenho que existe em outros empreendimentos.
Para que o mercado funcione, ele precisa da atuação de várias empresas diferentes que assumem papéis distintos, como no caso dos fornecedores, profissionais de comunicação, distribuidores, prestadores de serviços, entre outras funções.
Se um desses elementos está tendo problemas, todos os outros podem ser afetados. Com base nisso, é fundamental se atentar a essas questões para fazer uma promoção ou colocar em prática um plano de expansão.
A pesquisa de mercado também ajuda a dimensioná-lo, visto que permite um conhecimento aprofundado sobre os consumidores, identificando assim novas tendências e segmentos mais lucrativos.
Também é essencial para que se possa avaliar a performance de produtos e serviços e até mesmo estimar o limite de vendas para determinado público.
Por fim, é com a pesquisa de mercado que uma empresa de venda de máquina de café consegue identificar oportunidades com antecedência.
A companhia vai conhecer pontos positivos e negativos de sua área de atuação e detectar demandas antecipadamente, algo que pode mudar completamente os rumos do negócio.
Como fazer a pesquisa de mercado?
Uma pesquisa de mercado tradicional se baseia em questionários que podem ser respondidos pela internet, correspondência ou por meio de entrevistas.
Primeiro a organização precisa definir o objetivo da pesquisa, que pode ser: definir a qualidade e a variedade de produtos, aumentar a cobertura de vendas, otimizar preços, entre outras possibilidades.
Uma empresa de instalação banheira jacuzzi também deve determinar quem será o público-alvo de sua pesquisa, o que pode ser clientes, consumidores em geral, fornecedores ou concorrentes.
A amostragem determina a quantidade de pessoas que serão entrevistadas, enquanto o roteiro assume o papel de formulário propriamente dito. Lembrando que as perguntas contidas nele precisam ser simples, diretas e imparciais.
Quanto à aplicação, consiste na realização de uma pesquisa e levantamento de dados e a análise trata da compilação, panorama estatístico e análise de respostas.
Esse formato simples de pesquisa é muito usado e traz resultados satisfatórios, mas a organização pode usar ferramentas de marketing digital porque ajudam a monitorar os usuários e trazem informações ainda mais precisas sobre a audiência.
Quando um fornecedor de croissant congelado está elaborando sua estratégia de Inbound Marketing, acaba gerando dados continuamente para que possa interagir com os usuários e compreender o comportamento dos leads convertidos.
Mas, mesmo que seja fácil gerar um grande volume de informações por meio de ferramentas digitais, os dados não são suficientes para levar o negócio ao sucesso, tanto é que pode ocorrer um caos informativo e atitudes precipitadas.
Para evitar esse problema, é fundamental selecionar as informações que serão coletadas e ter um planejamento para organizá-las, compreendê-las e utilizá-las.
Considerações finais
Fazer uma pesquisa de mercado é muito importante para que a organização consiga compreender o cenário em que está inserida e assim melhorar seus produtos, serviços e estratégias de comunicação.
É um processo simples, mas que pode mudar completamente os rumos do negócio e ajudá-lo a alcançar o sucesso tão esperado.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.