CRO: entenda o que é e como melhorar a taxa de conversão

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A experiência do usuário deve ser estudada passo a passo, em cada detalhe do acesso do visitante, analisar o que pode atrapalhar, atrasar ou deixar dúvidas durante o acesso. Por exemplo, se a visita foi feita através de uma busca por compressor parafuso, o acesso terá que ser o mais simples e objetivo para o que ele procura.

Quanto melhor for a análise dessa experiência, melhor será a captação de dados sobre este visitante, seus hábitos de acesso, seu perfil de navegação e dificuldades que encontra. Assim, facilitará a percepção do que deve ser ajustado ou mantido na página.

Por isso, o CRO (Conversion Rate Optimizer) é fundamental para qualquer negócio. Se ficou interessado em saber mais sobre o assunto, continue a  leitura e entenda o que significa esse conceito e como ele auxilia para aumentar a taxa de conversão!

O QUE É CRO?

Conversion Rate Optimizer (CRO), nada mais é do que uma estratégia com foco em alavancar resultados de performances de determinado site, com o objetivo de converter mais usuários e aumentar o número de visitantes que efetivem ações desejadas.

Para entender o CRO e como aplicá-lo de modo assertivo em seu negócio, atendendo suas expectativas de conversão, é preciso conhecer seus 3 pilares. São eles: experiência do usuário, landing pages e testes A/B. 

A experiência do usuário é determinante para promover satisfação do consumidor ao acessar um site, tendo em vista que o consumidor deseja ter facilidade em encontrar informações ou serviços e produtos.

As landing pages (LP) são canais diretos no site, onde acontece a tão esperada conversão. Na LP, são apresentadas ofertas e as chamadas Call To Action, CTA, que é o convite para uma ação, por exemplo: clique aqui e garanta sua luva de vaqueta.

Para esta etapa do site, a comunicação deve ser sempre clara, objetiva e em tom persuasivo, puxando o visitante para a conclusão do acesso e navegação ao seu site, focando sempre no produto e/ou serviço que o atraiu até ali.

O último, mas não menos importante, pilar de CRO são os testes A/B, que consistem em testar o funcionamento do seu próprio site. Analisar o que mais gera retorno e o que mais implica para a não conversão desejada.

Para a realização dos testes, devem ser gerados duas versões da mesma página ou anúncio, cada um com as diferenças do que deve ser avaliado, para fazer um comparativo e determinar qual tem um resultado de maior conversão do que o outro, e assim entender qual faz mais sentido para o usuário.

POR QUE USAR CRO A FAVOR DOS NEGÓCIOS?

Estar presente no mundo digital deixou de ser opção para empreendedores e se tornou quase uma obrigação, pois rejeitar o ambiente virtual é dar as costas para a evolução tecnológica e por muitas vezes se negar a crescer. E para sobreviver no meio on-line o CRO é indispensável e de imensurável significado ao seu negócio.

Estratégias CRO ajudam a alcançar o objetivo de forma assertiva, e ter o impulsionamento no momento da conversão em seu site, otimizar a tão desejada conversão final coloca seu negócio em destaque perante a concorrência.

Além de oferecer uma experiência satisfatória ao visitante, o CRO impacta diretamente nos resultados financeiros do empreendimento, uma vez que, todo acesso gera custos, mesmo que apenas para uma visualização na página inicial. Já com a estratégia aplicada, as chances de conversão aumentam, e o que podia ser um custo se torna um ganho. 

Sendo assim, concluímos que uma boa experiência de navegação, gera conversão, que gera fidelização do consumidor. Pois, se ao comprar um amplificador de som, sua experiência desde o primeiro acesso até a venda foi favorável, ele certamente indicará para amigos, e se necessário, comprará novamente pelo mesmo canal.

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Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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