Antes de tudo, antes de qualquer estratégia é preciso entender as diferenças entre a busca orgânica (Natural) e a paga (Links patrocinados):
- Busca orgânica – São os resultados obtidos ao lado esquerdo, que o Google achou relevante a uma determinada pesquisa. O clique não é cobrado através da busca natural.
- Paga – Os anúncios são exibidos através da busca por palavras-chave. Ex: Sua empresa trabalha com celular, então ao pesquisar termos relacionados há possibilidade de manter seu anúncio posicionado, semelhante à busca orgânica e aumentar o tráfego do site. É pago por clique.
SEO Vs Links Patrocinados, existe um melhor ?
Não há uma resposta concreta. Tanto a busca natural, quanto os de busca paga têm suas particularidades. Uma campanha de Adwords com estratégias em SEO são muito bem vindas em conjunto.
A busca orgânica por um lado, converte em maior proporção que os links pagos. O investimento poderá trazer retorno em médio ou longo prazo.
A vantagem dos links patrocinados é trazer bons resultados em curto prazo no início da campanha, caso sejam bem administradas.
Como trabalhamos aqui na WE
Aqui na WE trabalhamos tanto com a SEO (busca orgânica) quanto com Links Patrocinados (busca paga). Normalmente, o investimento em Links Patrocinados é maior nos primeiros meses, entretanto, quando as posições na busca Orgânica do Google começam a melhorar diminuímos o investimento nos anúncios.
Adaptação: Otimização de Sites