E-mail marketing é uma das principais estratégias de marketing digital porque estabelece uma comunicação direta entre empresas e consumidores. Geralmente, as campanhas de e-mail são realizadas por meio de ferramentas de automação.
São recursos que enviam as mensagens automaticamente para os contatos da companhia. Só que o e-mail marketing não é uma estratégia usada apenas porque existe uma ferramenta que automatiza todo o processo.
Na verdade, por ser um canal direto de comunicação com o público, os negócios podem utilizá-lo para estreitar o relacionamento com os clientes, nutrir leads e gerar vendas, por isso, traz um excelente retorno sobre os investimentos.
Mas mesmo com todo o potencial e as facilidades trazidas pelo e-mail marketing, ainda tem muito empreendedor e gestor que desacredita desse canal de comunicação.
Isso acontece porque, durante muito tempo, o e-mail marketing era utilizado para enviar e spam, bem como mensagens de fraude, além de ser visto como uma abordagem intrusiva.
Ao longo do tempo, e se começou a mudar e atualmente, enviar e-mails dentro da estratégia de marketing digital é uma forma de falar com as pessoas certas, no momento mais adequado e por meio de uma mensagem apropriada.
Também é o melhor canal para nutrir leads, por isso, este artigo vai explicar o que é lead, qual o conceito de landing page, como captar e-mails de leads, como usar essa estratégia e quais são os benefícios do e-mail marketing.
Conceito de lead
Leads são pessoas que acessaram a página da empresa e demonstraram interesse por seus conteúdos, produtos e serviços, ao cadastrar em seus contatos em um formulário. Geralmente, elas também fazem isso em troca de uma recompensa.
Quando a organização consegue esse contato, inicia um relacionamento com o visitante dentro do funil de vendas e ele será trabalhado até que esteja pronto para comprar.
Para chegar lá, uma empresa de consultoria de treinamento e desenvolvimento precisa fazer uma boa gestão de leads e uma das ferramentas usadas nesse processo é a landing page.
O que é landing page?
Landing page, também conhecida como página de aterrissagem, é a primeira página que o usuário acessa dentro de um site.
Por exemplo, quando o usuário pesquisa um assunto na web e clica no link no resultado de pesquisa, a página acessada é a landing page.
Este é o significado original do termo, mas dentro do marketing digital, a landing page assume outro propósito. Trata-se de uma página criada exclusivamente para fazer conversões, ou seja, transformar visitantes em potenciais clientes (leads).
Conta com menos elementos e links do que uma página comum e isso é feito para que o usuário não se distraia com nenhum outro conteúdo e possa ser convertido com mais facilidade. Mas para alcançar esse objetivo, ela precisa ter os seguintes elementos:
- Título e subtítulo;
- Imagem;
- Descrição da oferta;
- Formulário de contato;
- Botão de CTA.
A partir do momento em que o visitante do site preenche um formulário deixado por um estúdio de fotografia e filmagem para casamento, a empresa pode iniciar seu relacionamento com ele, mas antes, é necessário captar seu e-mail.
Como captar e-mail de leads?
Para captar e-mail de leads dentro da landing page, a marca precisa investir em algumas ações. Uma delas é oferecer conteúdo rico, portanto, materiais úteis para o cliente, como no caso de planilhas, webinars e e-book.
Também é necessário incluir um formulário para cadastro, procurando coletar apenas as informações primordiais do visitante, como nome e e-mail. Para isso, é preciso oferecer um conteúdo de valor em troca do preenchimento.
Outro recurso que pode ser usado para captar esses e-mails são os pop-ups com promoções de ofertas para os usuários em momentos apropriados. É possível usá-los, por exemplo, para mostrar uma oferta relevante ao visitante.
Uma companhia de locação de PS4 também pode usar as redes sociais para compartilhar a oferta de conteúdos de valor e inserir o formulário de contato.
Depois que a companhia já tiver o e-mail do potencial cliente, pode entrar em contato com ele e é a partir disso que vai trabalhar com e-mail marketing.
Como investir em e-mail marketing?
Para obter retorno satisfatório com essa estratégia, a organização precisa investir em ações certeiras. Entre elas estão:
Criar uma comunidade
Uma das melhores estratégias de e-mail marketing é fazer com que os assinantes se sintam privilegiados e especiais, visto que isso aumenta o interesse deles pelos conteúdos e outras mensagens que vão receber por e-mail.
Em outras palavras, os assinantes do negócio precisam sentir que fazem parte de um clube exclusivo, algo que tem muito valor para a audiência.
Mostrar que a empresa se importa
Os assinantes de e-mail marketing estão recebendo outros e-mails diariamente com ofertas de e-book, testes, cursos gratuitos, entre outros. São excelentes maneiras de trabalhar o e-mail marketing porque mostram que o negócio se preocupa.
No entanto, antes de oferecer alguma coisa, uma empresa de limpeza de colchão a vapor deve enviar conteúdos que respondam questões específicas relacionadas ao problema que a organização pode resolver.
Personalizar o e-mail
O e-mail é um contato pessoal, por isso ele precisa ser humanizado. A caixa de entrada é um ambiente muito mais íntimo do que o perfil nas redes sociais e costuma ser usada para conversas pessoais.
Tendo isso em mente, é muito importante humanizar a marca, a mensagem e personalizar o e-mail. Contato ou precisa sentir que está falando com outra pessoa, algo que é totalmente diferente de conteúdos automáticos e frios.
Negócios que falam sobre seus desafios, falhas e obstáculos criam uma identificação com as pessoas, uma vez que o ser humano é suscetível a situações semelhantes.
Explicar o que deve ser feito
Uma loja de caminhas para cachorro atacado deve saber se comunicar claramente com as pessoas porque elas precisam ter certeza do que deve ser feito.
É imprescindível ser claro e direto com os contatos e mostrar para eles o que o negócio deseja que eles façam. É interessante ler previamente o e-mail para verificar se ele mostra claramente qual é a proposta.
Benefícios do e-mail marketing para os negócios
Investir em e-mail marketing, desde que tudo seja bem trabalhado e planejado, traz diversos benefícios para a marca.
Um deles é a possibilidade de enviar conteúdo segmentado e personalizado. Por meio de uma ferramenta de automação, o negócio consegue conversar com o cliente diferentes listas, tendo como base suas preferências.
Justamente por isso é possível enviar conteúdos personalizados, facilitando a nutrição dos potenciais clientes. Um fabricante de GNV carro turbo precisa adaptar os conteúdos de acordo com as preferências dos leitores.
Mas isso só é possível se o negócio tiver pleno conhecimento sobre seus interesses e necessidades, mas só assim a pessoa realmente vai se interessar em abrir o conteúdo.
Não vale a pena comprar lista de e-mail pronta porque primeiro a empresa precisa conhecer seu público-alvo e, a partir disso, definir as pautas que serão abordadas nos conteúdos e só então oferecer em troca dos contatos.
Se a lista for comprada, não é possível personalizar as mensagens e transmitir credibilidade. Outro benefício é que o e-mail consegue aumentar o reconhecimento da marca e fazer isso porque ajuda a desenvolver sua identidade.
Uma corporação de SPDA estrutural vai usar o e-mail como uma linha direta de comunicação com os consumidores. Para prender a atenção deles, vai investir em conteúdo rico com dicas e informações.
O objetivo de qualquer organização é ser vista como especialista naquilo que faz e o e-mail ajuda a estabelecer a corporação dessa forma. Não apenas o e-mail mas o conteúdo em si, pois se trata de uma ferramenta valiosa para as estratégias de marketing.
Não se pode negar que o e-mail marketing também ajuda a aumentar as vendas e isso acontece porque ele gera impulsos para as compras.
Quando a pessoa recebe uma mensagem sobre promoção de um produto que estava procurando, dificilmente vai resistir à tentação de clicar no link e fazer a compra rapidamente.
É justamente por isso que uma empresa de lavagem cortina rolo pode criar conteúdos com promoções e descontos especiais.
Muitas pessoas costumam agir por impulso quando recebem uma mensagem desse tipo, algo que pode ser mais frequente se a marca enviar promoções relevantes.
Considerações finais
O e-mail marketing faz parte do planejamento de marketing digital de empresas dos mais variados portes e segmentos. Não importa se é uma multinacional ou uma microempresa, os benefícios são muitos.
As pessoas gostam de ter um contato íntimo com suas marcas de preferência porque assim podem ficar sabendo sobre ofertas e promoções interessantes.
Enviar um e-mail para o cliente transmite a sensação de proximidade, mostra que a empresa se lembrou dele e cria laços mais fortes na relação de compra e venda.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.