Estratégia de busca local: o que é e como funciona?

  • 7 de dezembro de 2021
  • Google
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Estratégia de busca local
Estratégia de busca local

A internet derrubou muitas barreiras e uma delas é a geográfica, pois um consumidor que deseja comprar placa de polionda, por exemplo, não precisa fazer isso próximo de seu endereço, ele pode buscar opções online e garantir menores preços ou maior qualidade, independente da localização do fornecedor.

Porém há pessoas que, mesmo podendo contar com todas as opções da internet, preferem consumir localmente, isso sem mencionar que existem produtos e serviços que tem essa limitação geográfica.

Um indivíduo que está em busca de um local adequado para fazer o descarte de lixo eletrônico, por exemplo, certamente dará preferência para estabelecimentos próximos de sua residência ou local de trabalho.

A busca local é uma ferramenta que supre essa necessidade de conectar negócios locais com as pessoas que procuram pelas soluções que eles oferecem. Continue a leitura e descubra mais sobre esse tema.

O QUE É BUSCA LOCAL?

Diferente da pesquisa tradicional, o sistema de busca local levará em consideração sua localização para, então, apresentar os melhores resultados para sua pesquisa de acordo com a sua relevância e proximidade.

Isso quer dizer que, se você pesquisar por um bom restaurante de comida mexicana, o algoritmo vai priorizar bons restaurantes, porém os que estão próximos de você. Os locais com avaliações medianas que estão perto da sua localização podem surgir antes de outros restaurantes melhores avaliados, porém, mais distantes.

Isso porque o algoritmo entende que diferentemente de uma pesquisa comum, a busca local tem que priorizar a viabilidade geográfica do consumo. Dificilmente uma pessoa se desloca grandes distâncias para suprir alguma necessidade tendo opções por perto.

COMO FUNCIONA A ESTRATÉGIA DE BUSCA LOCAL

O principal mecanismo nesse sistema de busca é a localização, se uma pessoa não especificar um local em sua pesquisa, os resultados serão baseados na sua localização atual.

Portanto, é importante que os negócios garantam que suas informações estejam atualizadas. Deve-se especificar claramente onde sua empresa se localiza, bem como o tipo de produtos ou serviços que ela entrega.

Para conquistar melhores posições na página de resultados das ferramentas de buscas é importante contar com um site bem construído, que seja responsivo, com conteúdos relevantes e com fácil navegação.

Além disso, é importante construir autoridade na sua região de atuação, ter um cadastro correto e atualizado no Google Meu Negócio, além de ter presença em plataformas de avaliação como foursquare ou até mesmo nas redes sociais.

BENEFÍCIOS DA BUSCA LOCAL

De modo geral, quando pessoas estão fazendo uma busca por estabelecimentos próximos, elas já estão com uma necessidade que precisa ser suprida com certa agilidade. Quem procura por luva de vaqueta em locais próximos, por exemplo, provavelmente terá a decisão de compra pois há maior probabilidade da entrega ser mais rápida.

Uma pesquisa divulgada pelo próprio Google em 2014 revelou que mais de 50% das pesquisas realizadas a partir de aparelhos mobile geram uma venda em até um dia. Portanto, garantir que sua empresa tenha destaque entre os resultados de busca local é uma possibilidade de fazer crescer o número de vendas.

Entender como funciona a busca local pode ser um grande diferencial para que seu negócio se destaque diante dos demais, além de atrair mais clientes, ganhar popularidade e melhorar os resultados financeiros.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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