O marketing digital é uma área que vem crescendo cada vez mais e quem é empreendedor sabe da importância de contar com essa estratégia dentro do seu negócio.
Por isso, independente do segmento, o marketing digital impulsiona seu negócio, traz mais clientes, divulga sua marca e aumenta sua popularidade.
Diante dessa realidade, ser reconhecido e criar autoridade no mercado, é um grande diferencial, e, com a concorrência se tornando cada vez mais forte, isso acaba beirando a obrigatoriedade.
Muitas vezes, o seu negócio já demanda tempo demais, ou você não possui conhecimento suficiente para executar as estratégias dessa área. Porém, não precisa se desesperar!
Existem diversas opções de agências capacitadas para ajudar no que você precisa e listamos 5 passos que você deve seguir para contratar uma agência de marketing digital.
1. Pesquise sobre as opções no mercado do marketing
O primeiro passo para contratar uma agência é pesquisar quais são as opções disponíveis dentro do mercado.
Informe-se sobre credenciais, tempo de atuação, equipe responsável, se possui certificado do Google e do Facebook e quanto tempo em média, eles trabalham com um cliente.
2. Veja o trabalho anterior e aprofunde sua pesquisa
O segundo passo, é pesquisar e conhecer mais sobre os trabalhos anteriores realizados pelas agências.
Pesquisa na internet, ou solicite para a própria agência, portfólios sobre suas ações. Às vezes, eles podem possuir uma campanha de destaque na venda de transformador de solda, o que chamou a atenção., por exemplo.
Além disso, verifique avaliações de clientes, veja resultados obtidos, indicações, possíveis prêmios ou certificados na área, etc.
3. Conheça os processos, sistemas e metodologias de trabalho da agência de marketing
Após fazer uma pesquisa geral e passar um pente fino nas empresas, o terceiro passo é conhecer a metodologia de trabalho, os processos e sistemas de cada uma delas.
Quais plataformas elas utilizam? Facebook? Google? Instagram? Twitter? Youtube? Quantas pessoas fazem parte da equipe?
As reuniões serão feitas por telefone, on-line ou presencial? Os processos de relatórios e métricas serão enviados semanal ou mensal?
Algumas agências possuem especialidades diferentes, como desenvolvimentos de sites ou de apps, e edição de conteúdo para atrair leads.
As opções são diversas e cabe a você ver qual caminho deseja seguir.
4. Analise qual se encaixa melhor no seu negócio
A essa altura, você provavelmente possui de duas a cinco agências na sua mira, certo?
Então, essa é a hora de analisar a compatibilidade com sua empresa. É preciso ver, qual das agências encaixa melhor com o seu estilo de negócio.
Por mais que atendam os mais diversos públicos, algumas já possuem experiências na sua área. Por isso, é hora de ver qual dá “match” com o seu negócio.
5. Compare e negocie preços e veja qual se encaixa melhor no seu bolso
Por fim, compare preços. Mesmo que você ache a agência ideal para a sua empresa, se ela não for compatível financeiramente, não tem como prosseguir.
Marque reuniões, veja se os valores se encaixam dentro da sua realidade. Compare preços e veja qual delas melhor se adequa aquilo que você deseja.
Contratar uma agência de marketing digital é uma tarefa trabalhosa, mas requer muita atenção e estudo prévio antes de tomar qualquer decisão.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.