Marketing para médico é qualquer ação de comunicação que o profissional dessa área exerce com o objetivo de estruturar seu atendimento, relacionamento com paciente e divulgação do profissional, clínica ou hospital.
A equipe médica responsável pelo marketing médico pode ser formada pelo próprio médico, administradores, diretores, sócios e/ou profissionais contratados para o gerenciamento dessas comunicações. A imagem exposta depende de cada um dos envolvidos, desde os médicos aos recepcionistas.
Estratégias de marketing para captação de pacientes
Para o marketing médico é imprescindível a decisão de objetivos e metas, e a partir disso, executar ações junto à assessoria de imprensa ou publicidade, com o foco em visibilidade nos canais de presença do público-alvo. São eles: jornais, revistas, anúncios em estandes feitos com caixa de papelão, redes sociais etc.
O marketing é muito mais do que apenas promover serviços e espaços clínicos, inclui todos os detalhes técnicos, como estrutura médica, identidade visual, site, conteúdos relevantes e equipe responsável.
É imprescindível estar de acordo com as regras do Conselho Federal de Medicina, seguir padrões e respeitar as limitações impostas pelo órgão. Essas regras existem para que se mantenha a credibilidade, seriedade e segurança da comunicação.
Outro ponto importante é entender as diferenças entre marketing médico e marketing convencional. O marketing para médicos não tem clientes como público-alvo, ao contrário do convencional comunicado em redes de varejo, por exemplo, em uma venda de sistema de som ambiente, e sim pacientes com questões de saúde para resolver.
Por isso, as estratégias para o marketing médico não podem ser as mesmas. O marketing médico deve oferecer informação, suporte necessário para a solução de um problema, não se infiltrar no dia a dia como a comunicação tradicional faz. É preciso que o paciente busque pelo médico.
Captação de pacientes com o marketing para médicos
Entendemos acima que existem ferramentas essenciais para a execução de estratégias de marketing médico, mas devemos trabalhar com métodos, objetivos e tom de voz diferente do que no marketing tradicional.
O primeiro passo para a captação de novos pacientes é entender quem são eles, conhecer a fundo seu perfil, gostos e hábitos que impactam na decisão de escolha da clínica, hospital ou profissional médico.
Tão importante quanto entender o público-alvo, é entender a personalidade própria, traçar um perfil e criar uma persona que representa a imagem médica perante a comunicação para os atuais e futuros pacientes.
Manter seu relacionamento com pacientes passados, captar depoimentos e testemunhos da qualidade do serviço prestado é um método de grande efeito, pois, nenhum método de comunicação se compara ao boca a boca.
Invista na comunicação visual, site e tipo de conteúdo explorado. A credibilidade nasce quando há propriedade sobre o assunto em questão, e isso deve estar presente nos detalhes da comunicação. Tendo trabalhado isso, reforce os CTAs, links patrocinados, e claro, garantindo a qualidade do atendimento.
Não tenha medo de investir na comunicação, fale diretamente com seu público-alvo de forma que a mensagem seja entregue sem ruídos. A comunicação deve ser clara e objetiva, e a prioridade deve ser sempre a favor da saúde e da solução de problemas.
Sendo assim, concluímos que o marketing é imprescindível em qualquer negócio, seja para uma empresa de insumos para cerveja ou consultório médico, mas o marketing para médicos deve ser trabalhado e tratado com toda cautela.
Existem diversas ferramentas que auxiliam no alcance do objetivo, mas é preciso, mais do que em qualquer setor, preservar a ética, segurança e credibilidade em cada comunicação.
Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.