Marketing para médicos: veja como essa estratégia ajuda a captar mais pacientes

No Comments
Marketing para Médicos
Marketing para Médicos

Marketing para médico é qualquer ação de comunicação que o profissional dessa área exerce com o objetivo de estruturar seu atendimento, relacionamento com paciente e divulgação do profissional, clínica ou hospital.

A equipe médica responsável pelo marketing médico pode ser formada pelo próprio médico, administradores, diretores, sócios e/ou profissionais contratados para o gerenciamento dessas comunicações. A imagem exposta depende de cada um dos envolvidos, desde os médicos aos recepcionistas.

Estratégias de marketing para captação de pacientes

Para o marketing médico é imprescindível a decisão de objetivos e metas, e a partir disso, executar ações junto à assessoria de imprensa ou publicidade, com o foco em visibilidade nos canais de presença do público-alvo. São eles: jornais, revistas, anúncios em estandes feitos com caixa de papelão, redes sociais etc.

O marketing é muito mais do que apenas promover serviços e espaços clínicos, inclui todos os detalhes técnicos, como estrutura médica, identidade visual, site, conteúdos relevantes e equipe responsável.

É imprescindível estar de acordo com as regras do Conselho Federal de Medicina, seguir padrões e respeitar as limitações impostas pelo órgão. Essas regras existem para que se mantenha a credibilidade, seriedade e segurança da comunicação.

Outro ponto importante é entender as diferenças entre marketing médico e marketing convencional. O marketing para médicos não tem clientes como público-alvo, ao contrário do convencional comunicado em redes de varejo, por exemplo, em uma venda de sistema de som ambiente, e sim pacientes com questões de saúde para resolver.

Por isso, as estratégias para o marketing médico não podem ser as mesmas. O marketing médico deve oferecer informação, suporte necessário para a solução de um problema, não se infiltrar no dia a dia como a comunicação tradicional faz. É preciso que o paciente busque pelo médico.

Captação de pacientes com o marketing para médicos

Entendemos acima que existem ferramentas essenciais para a execução de estratégias de marketing médico, mas devemos trabalhar com métodos, objetivos e tom de voz diferente do que no marketing tradicional.

O primeiro passo para a captação de novos pacientes é entender quem são eles, conhecer a fundo seu perfil, gostos e hábitos que impactam na decisão de escolha da clínica, hospital ou profissional médico. 

Tão importante quanto entender o público-alvo, é entender a personalidade própria, traçar um perfil e criar uma persona que representa a imagem médica perante a comunicação para os atuais e futuros pacientes.

Manter seu relacionamento com pacientes passados, captar depoimentos e testemunhos da qualidade do serviço prestado é um método de grande efeito, pois, nenhum método de comunicação se compara ao boca a boca.

Invista na comunicação visual, site e tipo de conteúdo explorado. A credibilidade nasce quando há propriedade sobre o assunto em questão, e isso deve estar presente nos detalhes da comunicação. Tendo trabalhado isso, reforce os CTAs, links patrocinados, e claro, garantindo a qualidade do atendimento.

Não tenha medo de investir na comunicação, fale diretamente com seu público-alvo de forma que a mensagem seja entregue sem ruídos. A comunicação deve ser clara e objetiva, e a prioridade deve ser sempre a favor da saúde e da solução de problemas.

Sendo assim, concluímos que o marketing é imprescindível em qualquer negócio, seja para uma empresa de insumos para cerveja  ou consultório médico, mas o marketing para médicos deve ser trabalhado e tratado com toda cautela.

Existem diversas ferramentas que auxiliam no alcance do objetivo, mas é preciso, mais do que em qualquer setor, preservar a ética, segurança e credibilidade em cada comunicação.

Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Sobre a gente e este blog

Somos uma agência de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes a alcançar grandes resultados em suas áreas de atuação.

Faça um orçamento gratuito

Oferecemos serviços de marketing digital completos para ajudar a desenvolver seu negócio na internet.

Receba dicas de Marketing Digital!

Campos marcados com um * são obrigatórios

Mais do nosso blog

Ver todos os posts
No Comments

All Website Tags

Marketing Digital para Advogados Marketing Digital para Agrônomos Marketing Digital para Angiologistas Marketing Digital para Arquitetos Marketing Digital para Artistas Marketing Digital para Assistente Sociais Marketing Digital para Biomédicos Marketing Digital para Cardiologistas Marketing Digital para Cirurgiões Vasculares Marketing Digital para Clínicos Gerais Marketing Digital para Contadores e Contabilistas Marketing Digital para Corretores de Imóveis Marketing Digital para Corretores de Seguros Marketing Digital para Dentistas Marketing Digital para Dermatologistas Marketing Digital para Economistas Marketing Digital para Enfermeiros Marketing Digital para Engenheiros Marketing Digital para Farmacêuticos Marketing Digital para Fisioterapeutas Marketing Digital para Fonoaudiólogos Marketing Digital para Geógrafos Marketing Digital para Geólogos Marketing Digital para Guias de Turismo Marketing Digital para Jornalistas Marketing Digital para Leiloeiros Marketing Digital para Massagistas marketing digital para médicos Marketing Digital para Músicos Marketing Digital para Neurocirurgiões Marketing Digital para Neurologistas Marketing Digital para Nutricionistas Marketing Digital para Oftalmologistas Marketing Digital para Pediatras Marketing Digital para Professores Marketing Digital para Psicólogos Marketing Digital para Psiquiatras Marketing Digital para Publicitários Marketing Digital para Químicos Marketing Digital para Representantes Comerciais Marketing Digital para Reumatologistas Marketing Digital para Sociólogos Marketing Digital para Traumatologistas Marketing Digital para Urologistas Registro de domínios
 

Deixe um comentário