Pessoas que estão iniciando no empreendedorismo, ou empresas que estão em atividade há muito tempo no mercado, podem ter algumas dúvidas em relação à precificação de seus produtos. Por isso, estratégias como o pricing são essenciais.
Empresas de todos os segmentos, como uma autoescola especializada em carteira de habilitação para deficiente físico, precisam encontrar a melhor maneira para precificar seus produtos.
Em primeiro lugar, é importante que o empreendedor entenda que precificar não está relacionado apenas ao valor final do produto, mas sim que esse valor deve levar em conta todos os aspectos que foram precisos para que aquele produto existisse.
Para além das características físicas do produto, é preciso levar em consideração os estudos por trás do desenvolvimento, além dos custos de alimentação, luz e funcionários.
Além disso, a ideia do pricing consiste em encontrar o preço ideal do produto ou serviço levando como base, também, o valor que o público-alvo do negócio está disposto a pagar.
Desse modo, se torna importante que práticas como o pricing sejam utilizadas pelas empresas, para que assim a precificação dos produtos ocorra da melhor forma. Sendo o pricing, uma prática utilizada por um buffet para aniversário de 50 anos.
Pensando nisso, este artigo tem como objetivo explicar o que é pricing, como aplicar essa estratégia em uma empresa e mostrar sua importância e como ele pode ajudar um negócio a se desenvolver.
O que caracteriza a técnica de pricing?
É comum que alguém que esteja criando um negócio pela primeira vez tenha dificuldades em encontrar qual é a maneira ideal de precificar seus produtos ou serviços. Por esse motivo, é crucial contar com diversas estratégias que buscam auxiliar nessa área.
Uma dessas estratégias é o pricing, que pode ser aplicado por uma clínica veterinária próximo a mim que está começando seu negócio agora, ou por uma empresa de roupas que não consegue se desenvolver economicamente.
Como apresentado anteriormente, o pricing é uma estratégia usada por empresas, de diversos segmentos e tamanhos, como forma de encontrar o preço ideal de um produto ou serviço.
Como forma de encontrar o valor ideal, essa estratégia leva em consideração alguns pontos muito importantes, são eles:
- Segmento em que a empresa atua;
- Quanto o público-alvo está disposto a investir no produto;
- Custos e despesas de produção;
- Cenário atual do mercado e da economia;
- Ações criadas pela concorrência.
A partir desses tópicos, é possível entender que o pricing é uma ferramenta que tem como base análises pautadas na realidade para desenvolver uma estratégia que seja vantajosa para diversas empresas, como uma despachante Paraná.
Se torna necessário, então, que cada um desses tópicos seja apresentado separadamente e de maneira detalhada, para que sua compreensão seja completa.
Segmento em que a empresa atua
O pricing usa como base para definir o valor o segmento que uma empresa atua, levando em conta as diversas diferenças entre as áreas e quais aspectos caracterizam elas.
Ou seja, uma empresa que trabalha com venda de móveis não pode ter a mesma base de precificação que um lar residencial para idosos lúcidos, apesar de ambos setores serem de grande importância para a sociedade.
Público-alvo disposto a investir no produto
Outro ponto importante que é levado em consideração nessa estratégia é a análise de quanto o público-alvo da empresa está disposto a investir no produto ou serviço.
Esse ponto deve ser levado em consideração pois uma empresa especializada em impermeabilizar laje exposta precisa entender a realidade de seu público e qual seu perfil de compra.
Custos e despesas de produção
Outro ponto que deve sempre ser levado em consideração no momento de precificar um produto ou serviço são os custos e as despesas da produção. Ou seja, tudo o que envolve o desenvolvimento precisa ser precificado e colocado no valor final.
Nessa conta devem entrar valores como horas gastas, caso tenha sido necessário uma pesquisa para desenvolver o produto, mão de obra, contas de água e luz, e tudo que foi gasto durante a produção e desenvolvimento.
Cenário atual do mercado e da economia
É fundamental, também, que o cenário econômico atual seja sempre levado em consideração sempre que seja criada uma estratégia de pricing dentro de uma empresa.
Isso porque tanto a economia do país quanto a economia global afetam diretamente na definição dos preços finais que uma empresa de portaria remota tem ao desenvolver seu serviço.
Ações criadas pela concorrência
Além dessas características, é essencial que o responsável pela técnica de pricing dentro de uma empresa leve em consideração as ações criadas pela concorrência. E essa ação deve ser analisada por diversos motivos.
Sendo que um dos principais é a padronização de preços, é claro que levando em consideração os outros tópicos, sendo que produtos do mesmo segmento não devem ter valores tão diferentes, pois isso pode fazer com que o público opte pelo mais barato.
Dessa forma, uma empresa de aula de violão para crianças precisa fazer uma pesquisa da concorrência para analisar quais seus valores e, a partir dessa análise, definir qual o valor que se deve cobrar por seu serviço.
Qual a importância do pricing em uma empresa?
O pricing é uma estratégia que está diretamente relacionada com a monetização de um produto ou de um serviço. Sendo ela, uma das estratégias mais importantes nesse cenário.
Como apresentado anteriormente, a precificação de um produto ou serviço é algo de grande importância e que deve ser feito com cautela para que esteja de acordo com os interesses da empresa, a realidade dos consumidores e de acordo com a média do mercado.
Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela OpenView, a monetização é o principal critério que o público leva em consideração no momento de adquirir um produto.
Então, o processo de precificação deve ser tratado com grande seriedade e estar sempre em ação durante a concepção de um produto ou serviço.
Sendo assim, é primordial que empresas de diversos segmentos e tamanhos apliquem a estratégia de pricing em seu negócio.
Como o pricing ajuda uma empresa?
Usar o pricing como forma de estabelecer um preço de um produto ou serviço é, como visto no decorrer do artigo, algo muito importante e que pode trazer diversos benefícios para as empresas.
Entre eles, é possível citar os principais como, a maior potencialidade em estabelecer lucros, uma compreensão mais aprofundada sobre o comportamento do público-alvo da empresa e estabelecer o nome da marca e seu segmento.
Maior potencialidade em estabelecer lucros
Em relação à maior potencialidade em estabelecer lucros, ao usar a estratégia de pricing, a empresa saberá qual é o valor ideal que seu produto deverá custar.
Evitando que a empresa cobre um valor mais baixo que o necessário para gerar lucro e acabe se colocando em uma situação de risco.
Compreensão do comportamento do público-alvo
A estratégia de pricing, também, pode ser incorporada dentro das estratégias de marketing de uma empresa. Isso acontece porque, ela leva em consideração o comportamento do público-alvo e os valores que eles estão dispostos a gastar em um produto ou serviço.
Sendo assim, torna-se vantajoso para uma empresa ter controle sobre esses dados para que outras estratégias e produtos sejam desenvolvidos com base neles, criando produtos e propagandas mais eficazes.
Estabelecimento da marca no mercado
Quando se pensa em um produto de tecnologia de alto custo ou em uma marca de roupas, é comum que uma, ou mais marcas, surjam na mente.
Esse é um dos benefícios importantes que o pricing passa para uma empresa, o estabelecimento do nome e do valor de uma marca dentro de um mercado.
O estabelecimento de valor é algo indispensável para uma empresa, principalmente no cenário atual que está cada vez mais competitivo. Por isso, é importante ter em andamento práticas como o pricing, que beneficiam uma empresa de diversas maneiras.
Considerações finais
O pricing é uma ferramenta que, de maneira generalizada e rápida, pode ser classificada como a precificação de um produto ou serviço. Porém, apesar da descrição, essa prática é muito importante para empresas de todos os segmentos e tamanhos.
Dentre diversos benefícios que ela traz para empresas, a maior segmentação de um público-alvo pode ser listada como uma das mais importantes.
Isso porque, ele auxilia na definição de outras áreas como o marketing e o desenvolvimento, sendo uma forma de apresentar dados ainda mais específicos sobre o público de uma empresa.
Além disso, é possível citar o estabelecimento da marca no mercado. O pricing define o valor que uma marca tem dentro do setor em que atua.
Esse valor é apresentado de duas formas, sendo o valor final do produto, ou seja, o preço que o consumidor vai pagar por ele.
E o valor da marca para a sociedade, ou seja, aquilo que ela representa dentro do mercado, podendo ser exclusividade, status, popularidade ou estilo de vida.
Torna-se, então, possível concluir que o pricing é uma estratégia importante e que deve ser aplicada por empresas que desejam se destacar e lucrar dentro do mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.