Produção de conteúdo: 5 razões para investir

Produção de conteúdo
Produção de conteúdo

E-mail marketing é uma estratégia de comunicação que tem como função o envio de e-mails para seu mailing, podendo ser clientes, parceiros e/ou colaboradores, para envio de informações em massa.

O e-mail marketing é disparado para o mailing em diversas situações, sendo usado como um dos principais métodos de relacionamento com clientes e parceiros. Esses contatos são gerados por meio de CRM, captação de dados em cadastros em sites, aplicativos ou demais canais digitais.

Essa estratégia costuma ser disparada em diferentes situações, mas é válido lembrar que o empreendedor deverá ter cautela com os envios, a fim de evitar importunações. Listamos abaixo alguns dos principais conteúdos presentes no e-mail marketing.

A eficiência do e-mail marketing para seu negócio

Primeiro contato

E-mail de boas-vindas é disparado quando um primeiro contato entre cliente e empreendedor é feito. Por exemplo, quando há o acesso e cadastro em uma loja virtual de bomba centrífuga, o e-mail marketing é enviado como agradecimento e convite ao relacionamento.

Acompanhamento de transações

Quando uma ação é realizada no site, uma compra, por exemplo, é por meio do e-mail marketing que será detalhado o status do processo de pedido, pagamento e rastreio de entrega.

Pós-compra

Quando o pedido é entregue e a loja envia um e-mail marketing para análise de entrega, além de identificar o grau de satisfação do cliente com o pedido. Basicamente, é a manutenção da relação e conclusão do processo de compra virtual.

Promocional

Nesse caso, há uma movimentação diferente em um site de luva de vaqueta, por exemplo, e o cliente deve ser informado. Alguns exemplos são as ofertas exclusivas, cupons, promoções relâmpagos ou reforço de produtos adicionados em lista de desejos pelo cliente. 

Comemorativos

O envio de e-mail comemorativo é quando há datas comemorativas e o empreendimento celebra junto com o cliente e/ou parceiro. Por exemplo: envio de mensagens de aniversário, Natal, Dia dos Namorados e demais datas com celebrações comerciais, ou seja, em que seja comum a troca de presentes.

Benefícios do e-mail marketing para o seu negócio

Já entendemos que o e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de comunicação e relacionamento com o cliente, com uma alta flexibilidade e alcance certeiro, já que o mailing é criado com base no cadastro que o próprio cliente faz. Mas agora vamos descobrir os benefícios concretos que o seu empreendimento pode alcançar.

O e-mail marketing é uma das ferramentas com maior retorno de investimento, ROI, pois há milhares de ferramentas e sistemas gratuitos ou de baixo custo que fornecem o disparo de e-mails ao mailing. Com isso, o investimento maior acontece aos criadores de conteúdos e estrategistas. 

Além disso, é possível acompanhar de perto o sucesso da ação, mensurar quantos e-mails foram recebidos com sucesso, analisar a entregabilidade das mensagens e as ações tomadas a partir disso.

O gerenciamento de e-mail marketing é prático, fácil e ágil, graças às plataformas disponíveis no mercado digital. Essas plataformas permitem acesso, estruturação e acompanhamento detalhado, além de montar um lead assertivo com maior chance de conversão. 

Sendo assim, concluímos que o e-mail marketing é uma ferramenta de contato e divulgação eficiente, barata e com alta probabilidade de conversão quando comparado a estratégias de maior investimento. 

Portanto, está ao alcance de qualquer segmento, desde eletrônicos a sites de artesanato com caixa de papelão.

Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Rolar para cima